Sociedade

Navio com 4000 carros de luxo a bordo afunda-se ao largo dos Açores

No local há “alguns destroços e uma pequena mancha de resíduos oleosos”. Iam carros da Volkswagen, Porsche e Bentley a bordo.

O navio Felicity Ace, que transportava cerca de 4000 carros do grupo Volkswagen de luxo a bordo, afundou-se esta terça-feira a cerca de 46 quilómetros da costa.

Durante a operação de reboque, que começou no dia 24 de Fevereiro, “a água entrou” no navio, que “perdeu estabilidade e afundou-se”, disse à Reuters o capitão do porto de Faial, João Mendes Cabeças.

O barco afundou-se “a cerca de 25 milhas náuticas, o equivalente a 46 quilómetros, fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, numa área cuja profundidade ronda os 3 mil metros”, detalha a Marinha Portuguesa numa nota na rede social Facebook.

No local há “alguns destroços e uma pequena mancha de resíduos oleosos, que está a ser dispersa pelos jactos de água dos rebocadores e que se encontra a ser monitorizada pela Direcção de Combate à Poluição da Autoridade Marítima Nacional e pela Agência Europeia da Segurança Marítima”.

“Está igualmente previsto um empenhamento de uma aeronave C-295 da Força Aérea”, indica a Marinha, que “continua a acompanhar a situação, nomeadamente através do Instituto Hidrográfico, que mantém a actualização dos cálculos da deriva da mancha actual”.

O NRP Setúbal, que se deslocou a Ponta Delgada para reabastecer, “regressará à área do afundamento a fim de continuar a monitorizar a situação. A bordo do navio seguem mergulhadores da Marinha e material de combate à poluição, nomeadamente barreiras oceânicas de protecção/contenção de poluição da Autoridade Marítima Nacional”.

“De forma preventiva”, um dos rebocadores que se encontrava a efectuar o reboque está em trânsito para Ponta Delgada de forma a embarcar um reforço de material de combate à poluição.

O Felicity Ace, que navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 quilómetros) a sudoeste da ilha do Faial, sofreu um incêndio a bordo no passado dia 16 de Fevereiro. Os 22 tripulantes foram resgatados e transportados em segurança para o aeroporto da Horta.

Segundo avançou em Fevereiro a Associated Press (AP), o Felicity Ace, que partiu de Emden, na Alemanha, rumo ao porto de Davisville, no estado norte-americano de Rhode Island, transportava carros do grupo Volkswagen.

O Grupo Volkswagen disse à AP que o Felicity Ace transportava veículos construídos na Alemanha para os Estados Unidos. Um porta-voz da Porsche, citado pela Bloomberg, confirmou que a marca de luxo tem 1100 veículos a bordo. Neste lote estarão também 189 Bentleys, segundo o site especializado The Drive, que cita um porta-voz da marca.

Além da Volkswagen, fazem parte do grupo as marcas Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley e Bugatti.

Fonte: Público

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker