Actualidade

Tempo seco vai continuar, sensação de frio vai apertar

“Vai haver uma intensificação do vento a partir de quarta-feira, ficamos com sensação acrescida de frio, de desconforto térmico, mas não se prevê chuva”, diz meteorologista do IPMA. Janeiro tem sido seco e, em Dezembro, pouca chuva houve.

A semana que agora começa vai continuar a ser de tempo seco em Portugal continental, situação que deverá manter-se pelo menos até sábado, e temperaturas a oscilar entre os -4 e os 14/15 graus, disse fonte do IPMA.

“Pelo menos até dia 21 ou 22 [sexta-feira ou sábado] continua-se a prever um cenário de tempo seco. Vai haver uma intensificação do vento a partir de quarta-feira, ficamos com sensação acrescida de frio, de desconforto térmico, mas não se prevê chuva”, disse a meteorologista à agência Lusa Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A meteorologista explicou que o mês de Janeiro tem sido seco e em Dezembro registaram-se poucos episódios de precipitação.

Maria João Frada justificou o tempo seco com a existência de um bloqueio anticiclónico que impede a progressão normal nesta altura do ano das ondulações frontais associadas a depressões que vêm do Atlântico.

“Temos tido com muita frequência um anticiclone a noroeste do território ou sobre a Europa ocidental a estender-se em influência até a Península Ibérica ou eventualmente nas Ilhas Britânicas a estender a influência até à Madeira e um outro anticiclone a noroeste dos Açores. Tem sido um padrão muito constante e isto vai bloquear a passagem das depressões. Nos Açores pelo contrário, no intervalo destes dois anticiclones tem havido depressões e frentes e até tem chovido muito, mas tem ficado confinado aos Açores”, explicou.

De acordo com Maria João Frada, trata-se de um padrão que tem sido uma constante este Inverno e até no final do Outono. “Não me parece estar a mudar. Eventualmente para 23, mas ainda não podemos dizer porque falta muito tempo”, realçou.

No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista do IPMA indicou que não têm estado muito baixas, como é típico no Inverno. “Tivemos temperaturas acima da média, mas neste momento já baixaram um pouco para o que é habitual em Janeiro, o mês mais frio”, disse.

Segundo Maria João Frada, as temperaturas oscilam entre os -4 graus Celsius e os 14/15 graus e deverão manter-se assim.

Fonte: Público

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker