Cultura

Morreu Armando Gama, a voz de Esta Balada Que Te Dou

Fundou a banda de rock progressivo Tantra e venceu o Festival da Canção de 1983. Tinha 67 anos.

Armando Gama, que em 1983 escreveu e interpretou Esta Balada Que te Dou, que lhe valeu a vitória no Festival da Canção e o 13.º lugar na Eurovisão desse ano, morreu na madrugada desta segunda-feira, vítima de cancro. Tinha 67 anos e estava internado no IPO, em Lisboa.

Gama, que nasceu em Luanda, Angola, em 1954 fez carreira na música popular portuguesa em várias das suas vertentes. Além de compositor e intérprete, era também produtor ou arranjador de nomes como Mário Mata, Dina, Nicolau Breyner, Doce, Damas Rock ou Ariane. Pertenceu aos duos Marinho & Gama e Sara Banda, bem como à banda de rock progressivo Tantra, da qual foi teclista e fundador, ao lado de Manuel Cardoso. Saiu após ter gravado apenas um disco com a banda, Mistérios e Maravilhas, para começar uma carreira a solo.

Editou o disco Quase Tudo, que já tinha a canção do Festival noutra versão, em 1982, o mesmo ano de Miúda Funky, com Armando Gama & os Cânone. Lançou também temas como Adoro Chopin, Mais Uma Canção, Amor Até Ao Fim ou No Teu Abraço. Também em 1982, fez a versão portuguesa da música da série animada alemã Sport Billy.

Depois disso, fez dupla com Valentina Torres, apresentadora do Festival da Canção com quem foi casado 26 anos, e virou-se para a música ligeira, tendo ambos feito parte do single de grande êxito dos anos 1990 Mãe Querida, com Tony Carreira, Ágata, Tozé Morais, Romana e Luís Filipe Reis. Grande fã dos Beatles, nos anos 2000 fez um espectáculo com versões da banda britânica chamado Armando Gama o 5.º Beatle.

Em 2020, quando trabalhava como músico em vários hotéis, foi acusado de violência doméstica por Bárbara Barbosa, a sua companheira 35 anos mais nova desde 2010 e autora da biografia de Gama Esta Balada que te Dou, de 2019. As acusações eram de agressões físicas e psicológicas contra ela, em frente ao filho menor de ambos. Armando Gama, que negou as acusações, foi detido e foi interposta uma queixa-crime contra ele, tendo o músico também sido acusado de posse de arma ilegal. Ficou proibido de contactar e de se aproximar da ex-parceira.

Fonte: Público

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker