RibatejoSantarém

Santarém – Vale a pena apreciar o Festival Nacional de Gastronomia

Até dia 28 de novembro, visite o 40º Festival Nacional de Gastronomia (FNG), na Casa do Campino, em Santarém, e descubra a Capital Nacional da Gastronomia e a Cidade que tem um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa, enquanto “Prova Portugal”.

40º FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA ATÉ 28 DE NOVEMBRO

O Festival Nacional de Gastronomia apresenta a cozinha portuguesa, com tasquinhas, muita animação, conferências, apresentações de livros, debates e jantares imperdíveis, pelos melhores Chefs.

Distinguido pela plataforma de viagens Big 7 Travel, o certame de Gastronomia mais antigo de Portugal foi inaugurado, dia 18, por Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, acompanhado pela sua comitiva institucional, de onde se ressaltam a presença do vereador e ainda presidente da empresa municipal Viver Santarém, João Leite, e do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo/Ribatejo, Vitor Silva.

O Festival de Gastronomia de Santarém é um evento que merece ser visitado

Segundo Ricardo Gonçalves, presidente do município: “Infelizmente não pudemos concretizar o Festival Nacional de Gastronomia o ano passado, devido à pandemia, mas estamos muito orgulhosos de retomar as comemorações este ano, reforçando-o como uma verdadeira marca nacional. Santarém é a capital Nacional da Gastronomia e queremos afirmá-la como um destino turístico, onde as pessoas têm experiências gastronómicas inesquecíveis, não so no festival, mas visitando os nossos restaurantes, conhecendo os nossos chefs e os nossos cozinheiros, ao longo de todo o ano. O festival é um marco e deixamos um agradecimento a todos os que ajudaram a concretizá-lo ao longo destes 40 anos, inovando e melhorando-o a cada nova edição”.

Já João Leite, atual vereador e presidente da empresa responsável pela organização do Festival, acrescenta: “São 40 anos, uma data especial. Estamos a celebrar em festa e a forma como a população está a responder é a prova de que estamos há 4 décadas a realizar um grande Festival Nacional de Gastronomia . Um evento sem par, que tem a capacidade de dar a provar Portugal inteiro num único espaço. Do continente às ilhas. Este ano, acresce ainda um programa riquíssimo de atividades e a celebração da história do FNG, através da exposição criada para o efeito. Estamos muito orgulhosos deste primeiro dia, serão vários dias repletos de atividades. Visitem-nos!”

Por sua vez, Vitor Silva, Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo/Ribatejo, conclui “É muito importante que o festival se esteja a realizar este ano, devido ao impacto sentido no turismo, causado pela pandemia, na região. Voltar a dinamizar esta área, onde a gastronomia é um elemento fundamental, deixa-nos bastante cumpridos. Esperamos que o publico de todas as regiões do país se interesse por visitar este que, quer pela sua antiguidade, quer pelas suas características distintivas, é “O” verdadeiro Festival Nacional da gastronomia portuguesa”.

Durante 11 dias, conheça as 12 tasquinhas que representam os municípios e regiões nacionais e deleite-se com cinco refeições especiais que compõem a iniciativa “Jantar com o Chef”, que traz chefs de renome a este Festival de renome: Vasco Coelho e Inga Martin (19) e Ljubomir Stanisic (20). Na semana seguinte, é a vez de Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro (dia 26) e de Chakall (27).

Nos 40 anos deste festival há um novo espaço de Livraria, onde vão ser lançados e apresentados livros, vão ser promovidas sessões de autógrafos e vai estar patente uma exposição sobre a longa história do Festival Nacional de Gastronomia..

Ao longo desta edição, juntam-se à festa da cozinha portuguesa os concertos, ao vivo, de bandas e músicos como:  The Black Mamba (dia 18), Mini Concerto Carlos Paião, pelo Conservatório de Música de Santarém (dia 19), João Pedro Pais (dia 20), Bárbara Tinoco (dia 21), Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça (dia 22), Ricardo Gama & João Correia (dia 26) e Jéssica Pina (dia 27). Os concertos têm início às 22 horas, no palco da Tenda exterior do recinto, no Campo Infante da Câmara.

O FNG, organizado pelo Município de Santarém e pela Viver Santarém, conta ainda com um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, e inclui vários concursos nacionais de pratos tradicionais nas modalidades “Entradas”, “Sopas”, “Leitões”, “Marisco”, “Sobremesas”, “Frango Assado”, “Pastéis e Empadas” e “Pratos Cozinhados”, entre outros.

De segunda a sexta-feira, o FNG tem entrada gratuita até às 18h00. A partir dessa hora e durante o sábado e o domingo, o bilhete tem o valor de 2,50 euros.

O cartaz completo do FNG pode ser consultado em: http://www.festivalnacionaldegastronomia.pt/.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker