ActualidadeSaúde

Covid-19: Von der Leyen ameaça bloquear exportações da vacina AstraZeneca

Circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20h desta sexta-feira e as 5h de segunda-feira. Há 11 mortes e 568 casos de covid-19. Em todo o mundo já morreram 2,7 milhões de pessoas e foram identificados mais de 122 milhões de casos de infecção.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou este sábado bloquear as exportações da vacina AstraZeneca se a União Europeia (UE) não recebesse primeiro as suas entregas.

“Temos a opção de proibir quaisquer exportações planeadas. Esta é a mensagem que estamos a enviar à AstraZeneca: respeitem o vosso contrato com a Europa antes de começarem a entregar a outros países”, disse Ursula von der Leyen numa entrevista com o grupo de comunicação social alemão Funke.

“Todas as opções estão sobre a mesa”, acrescentou a ex-ministra da Defesa alemã num aviso claro, sublinhando que os líderes da UE iriam rever a questão da entrega na próxima semana.

A Comissão Europeia anunciou na quinta-feira que iria activar um procedimento contratual para resolver o litígio com a AstraZeneca, cujas entregas de vacinas contra a covid-19 são significativamente inferiores às inicialmente previstas. Este procedimento está previsto nos contratos de fornecimento de vacinas da União Europeia (UE).

Fonte: Agência Lusa

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker