Desporto

As reacções à morte de Quintana: “Nunca deixará de estar na memória”

Clube, adversários, seleccionador, Governo, têm-se multiplicado as mensagens de condolências.

São várias, e de diferentes quadrantes, as reacções que têm surgido à notícia da morte de Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto e da selecção portuguesa de andebol, que sucumbiu nesta sexta-feira a uma paragem cardiorrespiratória.

Aprovando uma proposta apresentada por Pinto da Costa, a direcção do FC Porto decidiu retirar a camisola número 1 do andebol do clube, em homenagem ao atleta, anunciaram os “dragões”, em comunicado.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, garantiu que Quintana ficará para sempre no coração dos que privaram com ele. “Partiu, deixou-nos um grande vazio, mas ficará para sempre no coração de todos nós, de todos os que com ele conviveram, no seio sobretudo dos que lutaram dia a dia, juntamente com ele, para que o clube que ele amava, o FC Porto, fosse cada vez maior”, disse em declarações à FC Porto TV, lamentando a morte de “um grande homem, um grande atleta, um grande portista, um cidadão exemplar”, quando estava “na força da vida, aos 32 anos”, após “11 anos dedicados de alma e coração ao FC Porto”.

“Foi uma maravilha de atleta. Dedicou-se ao FC Porto a cem por cento e, ao fim de quatro anos, quis assumir a nacionalidade portuguesa, pois não queria mais sair do FC Porto. Infelizmente, este acidente lamentável e triste levou-o de junto de nós fisicamente, porque espiritualmente o Quintana só desaparecerá no dia em que partir o último de todos aqueles que com ele lidaram. Será uma memória viva para todos nós”.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto

“Contando com diversos reconhecimentos individuais no palmarés, Quintana distinguia-se também pelas qualidades humanas, com destaque para a alegria com que contagiava todos os que acompanhavam o seu percurso. A perda tão dura e inesperada do Homem, mais ainda do que a do atleta, deixa enlutado o FC Porto, que transmite as mais sentidas condolências aos amigos e à família do Alfredo Quintana”.
Excerto do comunicado do FC Porto

“Sem palavras. Há notícias que não devíamos ter. O Alfredo Quintana deixou-nos de forma abrupta. Não merecia. Não é justo. Deixa de estar em campo, mas nunca deixará de estar na memória de todos os que o acompanharam.
Miguel Laranjeiropresidente da Federação Portuguesa de Andebol

“Nunca imaginei que fosse por um motivo destes que falaria do Alfredo Quintana. Não tenho palavras que possam explicar o que sinto. Só me ocorre pensar que a grandeza, mas também a vulnerabilidade enquanto humanos não tem limites. Custa-me imaginar que já não estará entre nós para continuar a deixar rasto neste novo caminho.”
Paulo Pereiraseleccionador português de andebol

“O Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Alfredo Quintana, bem como ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal, após a notícia que deixou consternado o universo desportivo português. Este é um momento para homenagear um atleta de excelência que sempre deu tudo pelas camisolas que envergou. Ficam o seu exemplo e forte espírito desportivo.”
Comunicado do Benfica

“O desporto fica hoje mais pobre. O Sporting envia as mais sentidas condolências à família, amigos e toda a família portista. Até sempre, Alfredo Quintana.”​
Post do Sporting nas redes sociais

​”É com sentimento de profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento do Alfredo Quintana, um símbolo da nossa selecção nacional de andebol. À sua família, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal (FAP), aos seus amigos e admiradores, envio as minhas condolências por esta perda irreparável.”
João Paulo Rebelosecretário de Estado do Desporto

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do guarda-redes da selecção nacional de andebol Alfredo Quintana (…) O andebol e o desporto português ficam mais pobres com esta partida precoce que a todos consterna. O Presidente da República apresenta à família enlutada, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal as mais sentidas condolências.”
Marcelo Rebelo de SousaPresidente da República

“Tivemos conhecimento oficial da lamentável morte do jogador Alfredo Quintana, em Portugal. Que cheguem aos seus familiares e amigos os mais sentidos pêsames da Federação Cubana de Andebol. Que descanse em paz”.​
Franklyn GuevaraPresidente da federação cubana

Fonte: Público

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker