Ribatejo

Idosos infectados, desidratados, sujos e subnutridos em estrutura de apoio em Fátima

Familiares de uma idosa de 87 anos de Samora Correia, infectada com Covid-19 solicitaram a intervenção junto das entidades competentes com base numa situação que requer uma actuação delicada, especialmente numa altura em que Portugal está em confinamento como o que teve lugar em Março e Abril de 2020.

No dia 13 de Janeiro de 2021 foram confirmados 43 idosos e 10 funcionários infectados com Covid-19 no centro de acolhimento de idosos Cantinho Sénior em Samora Correia, no concelho de Benavente.

Trinta e cinco (35) dos utentes, a maioria com mais de 75 anos e debilitados, foram encaminhados para a Estrutura de Apoio de Rectaguarda de Fátima que funciona no Centro Espiritual Francisco e Jacinta Marto.

Imagem que retrata o momento em que alguns elementos da Protecção Civil de Benavente tentavam esclarecer alguns familiares de idosos do que se estava a passar
Foto: NSL/D.R

O centro dista 120 quilómetros do lar e a viagem em ambulâncias de transporte de doentes, sentados e demorou mais de duas horas. Os idosos chegaram à unidade de acolhimento após as 20h30 sem qualquer acompanhamento de enfermagem e médico.

Jantaram por volta das 23h00 e foram deitados sem mudarem a fralda, sem fazerem o habitual banho e sem tomarem a medicação.

Esta manhã cerca do meio dia (12 horas após a última refeição), a maioria ainda não tinha tomado banho, não tinha comido nem tomado a medicação para combater as doenças crónicas de que sofrem.

Alguns idosos apresentavam sinais de desidratação, febre, ansiedade e dificuldades respiratórias.

Três idosos foram transportados ao Hospital de Leiria onde deram entrada descompensados, desorientados e desidratados.

Algumas famílias não foram informadas desta deslocação para Fátima nem da infecção com Covid-19, nem da entrada na urgência do hospital e só tomaram conhecimento quando outros familiares se manifestaram nas redes sociais.

Foram feitas várias tentativas de contacto com a Segurança Social, Protecção Civil Municipal de Benavente e Câmara Municipal de Benavente sem sucesso.

Após a denúncia da situação nas redes sociais alguns familiares foram contactados pela Segurança Social informando que deveriam procurar um lar alternativo para os seus entes após o fim da quarentena, dado que não poderiam regressar ao lar de origem por estar em situação ilegal.

Os idosos orientados e os familiares atestam que o lar Cantinho Senior tem condições dignas de acolhimento e que os idosos são bem tratados e acarinhados pelos cuidadores.

Não existem na região ofertas alternativas de lares no sector público.

A maioria dos utentes têm pensões sociais e parcos rendimentos que não permitem pagar os valores exigidos por lares privados.

Vivemos um período de confinamento num concelho em risco muito elevado com 352 casos positivos nos últimos 14 dias.

Os familiares da senhora idosa de 87 anos, natural de Samora Correia.

Nelson Pinheiro da Silva Lopes ; Dora Manuela Cruz de Almeida Lopes e Andreia Filipa de Almeida Lopes.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker