SaúdeSociedade

Portugal recebe mais 70.200 doses de vacina contra a Covid-19

Primeiras vacinas começa a ser administradas no domingo em cinco centros hospitalares. Mas nova remessa da vacina da Pfizer chega na segunda e vai permitir ter mais profissionais de saúde vacinados e em mais hospitais.

Portugal vai receber mais 70.200 doses da primeira vacina aprovada contra a covid ainda em Dezembro, anunciou a ministra da Saúde numa comunicação feita esta quarta-feira. As primeiras 9750 doses da vacina da BioNTech-Pfizer chegam ao país no dia a seguir o Natal e a vacinação arranca nos cinco principais centros hospitalares do país no próximo domingo. Primeiros a serem imunizados são os profissionais de saúde que trabalham em áreas de contacto directo com casos suspeitos ou conformados de doentes covid.

Tendo a companhia farmacêutica Pfizer antecipado o calendário de outras entregas estavam previstas primeiro trimestre [de 2021], vai ser possível receber no nosso país mais 70.200 doses ainda este ano. Este Dezembro teremos uma chegada de vacinas que atinge as 79 950 doses, dividas nestas duas entregas. A primeira, que já estava prevista, no dia 26 Dezembro e a segunda agora anunciada para 28 Dezembro”, disse a ministra Marta Temido, que reforçou que se trata de uma antecipação de entregas e por isso “o total de vacinas a receber no primeiro trimestre não será alterado”.

Esta entrega adicional, adiantou ainda Marta Temido, “permitirá alocar 9750 doses de vacina à Madeira e também aos Açores e, por outro lado, expandir a vacinação aos profissionais de saúde identificados como prestadores directos de cuidados a suspeitos ou doentes covid e o universo de hospitais atingidos”, acrescentou a ministra, “esperando atingir todos os hospitais do SNS com esta primeira entrega de vacinas”.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker