Salvaterra de Magos

Ministro Eduardo Cabrita inaugurou o Posto da GNR de Salvaterra

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, inaugurou esta sexta-feira, 18 de Dezembro, o Posto Territorial da GNR de Salvaterra de Magos na presença do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Clero, do Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, do Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino e o Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro.

O novo Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) está localizado na antiga Escola Primária da Avenida (Escola Marechal Carmona), ocupando cerca de 700 m2 de área de construção, dividida por zonas de recepção e de plantão, áreas de comando e policial, de inquéritos, de serviços gerais, alojamentos e áreas de apoio e de equipamentos.

O projecto de adaptação e de beneficiação permitiu dotar a GNR de Salvaterra de Magos de melhores condições de trabalho e de atendimento a uma população de mais de 10.000 habitantes.

Finalmente o posto da GNR de Salvaterra foi inaugurado oficialmente
Foto: CMSM/D.R

O espaço foi cedido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos através de um protocolo assinado em Fevereiro de 2015 pelo Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio e pelo Comandante do Comando da Administração dos Recursos Internos da GNR, Major-General Carlos Alberto Baía Afonso e homologado pelo Secretário de Estado da Administração Interna,  Fernando Alexandre.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sublinhou a importância das novas instalações: “uma necessidade para quem sempre cumpriu a sua missão e para que o possa fazer com condições mais dignas e mais reforçadas.”

O Comandante-Geral da GNR, Tenente-Coronel Rui Clero destacou o empenhamento da Câmara Municipal de Salvaterra em todo o processo que visou “dotar este efectivo da guarda e a comunidade local de infra-estruturas que melhoram a qualidade do serviço prestado.”

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, manifestou a sua enorme satisfação por ter chegado a bom termo um processo que foi longo, cheio de interrupções e com várias mudanças de interlocutores.

Hélder Manuel Esménio agradeceu ao ministro Eduardo Cabrita e ao Governo de Portugal por terem desbloqueado as verbas que permitiram a realização das obras de adaptação da antiga Escola a Posto da GNR: “Em nome da população, obrigado Sr. Ministro, obrigado ao Governo de Portugal, por ter criado numa antiga escola primária condições dignas para os militares da GNR, homens e mulheres que todos os dias zelam e cuidam da segurança das nossas gentes e dos seus bens.”

Destacou ainda a relevância do projeto do MAI “Floresta Segura”, enfatizando que a estreita colaboração entre a GNR, a Proteção Civil Municipal e os Bombeiros Voluntários foi decisiva para, nos últimos quatro anos, se ter registado uma enorme redução da área ardida no concelho de Salvaterra de Magos.

A concluir, o Presidente da Câmara Municipal sublinhou ainda o seguinte: “Não vou terminar sem lhe fazer um pedido inusitado, num dos próximos Conselhos de Ministros, informe a Sra. Ministra da Saúde e através dela a sua equipa e todos os profissionais de Saúde, que o Município de Salvaterra de Magos e seguramente a larga maioria da nossa população, estamos gratos ao trabalho que têm feito para nos proteger o melhor possível desta doença que tem condicionado as nossas vidas.”

“Recorde à senhora Ministra, por favor, que logo que tenha tempo mande avançar com o projeto para um novo posto de saúde em Marinhais, pois já informei a Sra. Ministra que disponibilizamos terreno para o efeito e faremos todos os arranjos exteriores. É fundamental para nós fixar médicos ao território e para isso necessitamos de melhorar os equipamentos de saúde no concelho, tal como aconteceu aqui no domínio da segurança pública”, reforçou Hélder Esménio.

Fotos: CMSM/D.R

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker