“Estes comunicados da Protecção Civil só podem ser a gozar com as pessoas!”
Sobre as informações postadas pelo presidente Hélder Manuel Esménio, o funcionário camarário que se disponibilizou a falar connosco, apenas quis sublinhar o seguinte: "Estes comunicados da Protecção Civil só podem ser a gozar com as pessoas!". E ficou-se por aqui.

Esta manhã um funcionário da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos que solicitou o anonimato, fez questão de nos alertar para o seguinte:
– “Por acaso as pessoas e os jornalistas já foram ao site oficial da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos para ver as informações que existem sobre a pandemia da Covid-19? Não existe lá nada. A última informação que lá está e cuja fonte oficial é o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS) e é do dia 10 de Julho. A partir daí o senhor presidente da Câmara e o responsável máximo pela Protecção Civil do concelho de Salvaterra, passou a publicar as informações da pandemia na sua página pessoal do Facebook. Mas é preciso sublinhar que nem todos os munícipes têm acesso à página pessoal do senhor presidente. E muitos outros foram eliminados!”, esclareceu ao RibatejoNews o funcionário da câmara.
E no decorrer da conversa ainda nos disse o seguinte: “Existem alguns protegidos do senhor presidente que trabalham na área do empreendedorismo que só vêm à Câmara quando lhes apetece. Estavam acostumados a organizar festas de romba, feiras, romarias e outras actividades mediáticas mas a Covid-19 cortou-lhes o pio. O mediatismo deles esfumou-se e agora optaram por ficar em casa sem lhes acontecer nada.”
“Tivemos aqui uma funcionária especializada em Protecção Civil mas que foi obrigada a sair, pois não aguentou as ‘pressões’ do presidente da Câmara. É uma pena que a tenhamos perdido!”, desabafou o funcionário da autarquia salvaterrense com quem falamos esta manhã.
Medo de falar com os jornalistas
No Centro de Saúde de Salvaterra de Magos e à semelhança do que se passa na Câmara Municipal, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra e nas Juntas de Freguesia, as pessoas têm medo de dar a cara quando prestam esclarecimentos aos jornalistas.
Ao início da tarde quisemos saber se a Delegada de Saúde de Salvaterra, Dra. Elena Nikolaevna Talantova, costuma ser ouvida pelo responsável da Protecção Civil de Salvaterra antes de ele publicar os dados da pandemia do concelho e a resposta da nossa fonte no Centro de Saúde de Salvaterra foi bastante elucidativa: “Quem põe e dispõe, manda e desmanda aqui no Centro de Saúde de Salvaterra é uma senhora que nem sequer médica é. É uma técnica superior de Saúde Ambiental e que por acaso é muito amiga do senhor presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.”
“Em Salvaterra de Magos não existe uma coordenação entre a Delegada de Saúde e o responsável máximo pela Protecção Civil do concelho. Basta acompanhar os comunicados que o senhor Eng.º Hélder Manuel Esménio publica na sua página pessoal do Facebook, para ficarmos inteirados da falta de organização que existe. Veja-se como funciona a Protecção Civil no concelho de Benavente!”, referiu a nossa fonte no Centro de Saúde.

Foto: JP/D.R
A desorganização da Protecção Civil
Sobre as informações postadas pelo presidente Hélder Manuel Esménio, o funcionário camarário que se disponibilizou a falar connosco, apenas quis sublinhar o seguinte: “Estes comunicados da Protecção Civil só podem ser a gozar com as pessoas!”. E ficou-se por aqui.
A provar isso mesmo decidimos transcrever na íntegra o comunicado que foi publicado ao final do dia e que é da responsabilidade de Hélder Manuel Esménio:
É mentira a turma de 4° ano onde houve um caso positivo foi enviada para escola já depois de se saber do caso positivo após insistência dos pais de Marinhais e já no decorrer das aulas foi pedido aos pais para irem buscar as crianças à escola isto no centro escolar de Marinhais. A desinfecção da escola aconteceu porque os pais juntaram-se e pressionaram mais uma vez . A auxiliar do J. I. que testou positivo costuma receber as crianças todas à porta da escola duas vezes por semana e o J.i. não fechou apenas uma turma é uma vergonha
É mentira a turma de 4° ano não ficou em isolamento depois de na quarta-feira um aluno ter testado positivo a turma foi enviada para a escola na quinta e só depois de muita insistência dos pais junto a alguém do centro de saúde encarregue pelas decisões é que começam a telefonar para os pais para irem buscar as crianças à escola no J.I. a funcionária que testou positivo recebe todas as crianças à porta duas vezes por semana e o J.I. só encerrou uma turma a desinfecção só vai ser feita porque os pais mais uma vez se uniram e fizeram pressão junto aos sr. Presidente que até foi mal educado como seu costume.
Seria sensato antes de escreverem o motivo da saída da técnica de PC o validassem com a mesma. O diz que disse é sempre especulação, não verdadeira.