Mundo

David Andahl morreu com covid-19 há um mês e foi eleito no Dakota do Norte Dakota

O candidato republicano David Andahl morreu com covid-19 há um mês, mas mesmo assim foi eleito com 36% dos votos. Os Estados Unidos no seu melhor.

David Andahl, um candidato republicano, de 55 anos, foi eleito para um lugar na Câmara dos Representantes do Oitavo Distrito, em Dakota do Norte. O candidato de Bismarck, no Condado de Burleigh, faleceu na sequência de complicações relacionadas com o novo coronavírus, mas mesmo assim o seu nome estava no boletim de voto e acabou por ser eleito com 36% dos votos, avança o norte-americano Politico.

O procurador-geral da Dakota do Norte, Wayne Stenehjem, já tinha abordado a forma como a morte de Andahl poderia afetar as eleições gerais, explicando que a votação antecipada para eleitores militares e estrangeiros começou 46 dias antes das eleições e para outros eleitores elegíveis 40 dias antes.

Contudo, Stenehjem já tinha referido que caso Andahl vencesse as eleições, o Partido Republicano Estatal seria autorizado a nomear o seu substituto.

“Se um candidato falecido receber a maioria dos votos, o candidato é eleito”, explicou. “Contudo, se o candidato prevalecente tiver falecido, o candidato já não é qualificado e existirá uma vaga. A lei estatal prevê o processo para preencher as vagas de um cargo legislativo”.

Andahl era rancheiro e promotor imobiliário e tinha ganho as primárias, no início deste ano, contra o deputado estatal Jeff Delzer.

O ciclo eleitoral não elege apenas o próximo Presidente dos Estados Unidos, estão também em causa os 435 assentos na Câmara dos Representantes, 35 dos 100 lugares no senado, governadores de 11 dos 50 estados do país – entre os quais Dakota do Norte – e estarão também a votação várias iniciativas populares para cada estado.

Fonte: Sapo24 Notícias

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker