Salvaterra de Magos

Turma do 8.º ano da Escola 2/3 de Marinhais vai ficar de quarentena

Evitando alarmismos mas cumprindo uma das funções primordiais do jornalismo que é informar, cumpre-nos informar que a turma do 8.º ano do centro escolar de Marinhais com 15 alunos vai ficar em casa de quarentena, por causa de um aluno que testou positivo. É um caso que está relacionado com as pessoas que ficaram infectadas no Maxicompra. Os pais desse aluno acusaram positivo, mas o seu irmão que frequenta o 9.º ano não está infectado. Mas existem mais alunos que estão em casa.

Lutando contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar ficamos a saber por um encarregado de educação que solicitou o anonimato, que “uma turma do 8.º ano vai ficar em casa de quarentena e que existem pelo menos mais três alunos do 6.º ano que estão em casa, pois as suas encarregadas de educação acusaram positivo e os filhos estão a aguardar o resultado dos testes.”

Pelo que pudemos apurar esta situação está relacionada com as infecções que foram registadas no estabelecimento comercial Maxicompra. “Os resultados dos testes que são feitos aos alunos estão a chegar muitos dias depois de serem feitos. E os critérios para testar os alunos e docentes não são claros”, desabafou ao RibatejoNews um encarregado de educação de Glória do Ribatejo.

“Não se compreende que a Delegada de Saúde tenha decidido testar toda a gente no Lar da Santa Casa da Misericórdia em Salvaterra, não havendo no caso registado o contacto directo com outras pessoas. É extremamente importante que os responsáveis da Protecção Civil e da Saúde tomem decisões acertivas na Escola EB 2/3 de Marinhais, antes que sejamos confrontados com um surto maior. Quando surge uma pessoa infectada numa família deve fazer-se testes a todo o agregado familiar e não a conta gotas como está a acontecer!”, esclareceu o encarregado de educação que nos contactou para alertar para este problema que tem sido ocultado.

“A Misericórdia de Salvaterra de Magos vem por este meio informar que os resultados dos testes para a Covid-19 efetuados na passada semana a todos os utentes e colaboradores deram negativo”, esclareceram hoje ao final da tarde em comunicado, os responsáveis pela instituição.

Ontem à noite, depois da intervenção do primeiro-ministro António Costa, o responsável máximo pela Protecção Civil de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio alertava para o seguinte:

– “(…) Ora, embora sem saber as datas precisas em que a Saúde faz as contagens, tivemos um crescimento de casos na ordem das 4 dezenas e meia (45), ou seja, ficamos próximo de sermos incluídos neste conjunto de concelhos, razão pela qual peço a todos que tenham as maiores cautelas e não deixem de adoptar as regras que a DGS vem repetindo para tentarmos travar a propagação desta doença no território do Município.”

Situação actual da pandemia no concelho de Salvaterra de Magos

– Todos os testes feitos aos utentes e colaboradores do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos deram negativos. Temos pois de saudar todos os que ali trabalham pois apesar do momento difícil que se vive têm conseguido impedir a propagação do coronavírus.
– Um(a) aluno(a) da EB 2,3 de Marinhais – que já estava em vigilância activa em sua casa por contacto com familiar doente – testou positivo, apesar de estar sem sintomas toda a sua turma vai ficar também em vigilância, tal como os professores (se for o caso) com quem contactou mais proximamente nos dias imediatamente anteriores. Apesar de se tratar de contactos de baixo risco vão ser feitos testes a essa turma e aos professores envolvidos. Só após conhecidos os resultados (e se negativos) voltarão à Escola. A Direção da Escola já informou os encarregados de educação ou as crianças envolvidas nesta vigilância.
– Situação semelhante detetada hoje numa turma da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos, vai levar os alunos e os professores com contacto próximo a ficarem em casa para vigilância e oportuna testagem. O Agrupamento já contactou (por email, creio) todos(as) os(as) interessados(as).
José Peixe – Jornalista | Editor do “RibatejoNews”
Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker