SaúdeSociedade

Região Centro é a que apresenta maior risco de transmissão da Covid-19

Cada doente de covid-19 em Portugal infeta neste momento 1,26 pessoas, revelou a ministra da Saúde, que apontou a região Centro como a mais preocupante e Lisboa com o risco mais baixo de transmissão.

O indicador que mede o risco de transmissibilidade da covid-19 (RT) está em constante mudança, sendo indicado estar abaixo de 1.

No entanto, entre os dias 12 a 16 de outubro, o risco efetivo de transmissão (RT) foi de 1,26, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, no final da reunião de Conselho de Ministros, durante a qual foi decidido impedir a circulação entre concelhos entre 30 outubro e 03 de novembro.

Segundo Marta Temido, a região Centro é neste momento a região com o risco efetivo de transmissão mais elevado do país, com um RT de 1,38.

Já a região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta um RT de 1,17, que é “o risco efetivo de transmissão mais reduzido”, disse.

O RT é um dos indicadores analisados no momento de tomar medidas para conter a pandemia de covid-19.

Outro dos indicadores analisados diz respeito ao número de novos casos diários por cem mil habitantes, nos últimos sete e 14 dias.

“Em termos de taxa de notificação acumulada, nos últimos 14 dias, era entre 120 e 240 casos por cem mil habitantes”, disse Marta Temido, citando dados do último relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

É olhando para a velocidade de crescimento de novos casos e da avaliação da evolução pandémica que se tomam decisões, que podem passar por “medidas mais gravosas” ou por aligeirar as existentes, acrescentou.

Hoje, o Governo decidiu que no fim de semana em que se celebra o Dia dos Finados, as pessoas ficam impedidas de sair do seu concelho, com exceção de quem está em trabalho.

A medida pretende diminuir os contactos entre familiares que não habitam na mesma casa e assim tentar reduzir o eventual aumento de novos casos de covid-19.

Fonte: MadreMedia

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close