Ribatejo

Santarém: “Sabores e Saberes – 40 anos de História” até dia 25 de Outubro

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, presidente da empresa municipal "Viver Santarém" e António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo inauguraram na Casa do Campino a exposição “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, para assinalar os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Um certame que tem um programa gastronómico aliciante até ao próximo dia 25 de Outubro.

“Pretendemos com esta exposição enaltecer todos quantos tornaram possível este evento, os que trabalharam no festival, os restaurantes e as suas equipas, todos os gastrónomos, os jornalistas que permitiram e ajudaram a sua boa divulgação”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém
Foto: José Peixe

Para Ricardo Gonçalves, “o mais fácil seria aproveitar o surto pandémico e não organizar nada”. Mas as “quatro décadas de mostra da representatividade, diversidade e qualidade excepcional da gastronomia de Portugal, não podiam cair no esquecimento e por isso mesmo, decidimos organizar “Sabores e Saberes – 40 anos de História”.

Para João Leite, presidente da empresa municipal “ViverSantarém”, esta exposição visa “evocar o passado onde evidenciamos com orgulho a nossa história como Capital Nacional da Gastronomia”.

“Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa. São 40 anos do melhor, do mais antigo e do mais amplo Festival Gastronómico Português. É o primeiro festival gastronómico do nosso país e o único que ainda hoje tem uma dimensão verdadeiramente transversal, quer pela ligação inequívoca entre a tradição e modernidade, quer pela dimensão nacional que ele representa”, esclarece João Leite no catálogo oficial dedicado aos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

João Leite, presidente da empresa municipal “Viver Santarém”
Foto: José Peixe

Na sua última intervenção enquanto presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva fez questão de enaltecer a organização que decidiu avançar com este evento, apesar da pandemia da Covid-19 e do estado de calamidade que estamos a viver.

“Avançar com uma exposição desta envergadura e apresentar um programa gastronómico para 10 dias, demonstra que o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém continua com muita vida apesar da pandemia que enfrentamos. Os mais fácil seria não organizar nada e adiar tudo para o próximo ano, mas os responsáveis pelo evento lançaram mãos à obra e a prova disso mesmo está aqui nesta exposição que assinala os 40 anos deste festival gastronómico. A organização está de parabéns!”, afirmou ao “RibatejoNews” António Ceia da Silva.

António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo enalteceu a organização do evento que assinala os 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém
Foto: José Peixe

A actual administração da empresa Águas de Santarém aproveitou este evento para reforçar a relação com os clientes e apostar em acções de sensibilização ambiental, de sustentabilidade e de confiança.

Nesse sentido, a empresa municipal lançou uma nova campanha de sustentabilidade, promovendo o consumo de água da torneira, que vai estar disponível, em garrafas, nos restaurantes da cidade aderentes.

A primeira garrafa das Águas de Santarém foi oferecida simbolicamente, ao Chef de Cozinha José Avillez,
Foto: José Peixe

A primeira garrafa foi entregue, simbolicamente, ao conceituado Chef de Cozinha José Avillez, durante a inauguração do certame “Sabores e Saberes – 40 anos de História”.

Na quinta feira, dia 15 de Outubro, teve lugar na “Casa do Campino”, em Santarém, a abertura do evento “Sabores e Saberes – 40 anos de História”, uma iniciativa que decorre até dia 25 de Outubro na impossibilidade da realização da edição deste ano do Festival Nacional de Gastronomia.

Créditos: O vídeo é do jornal semanário “Correio do Ribatejo”.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close