Benavente

Benavente: A Covid-19 na Escola Secundária

Protecção Civil: "Alertamos que este processo de rastreamento dos contactos que tem como objectivo o controlo precoce e eficaz da rede de contágio, só é eficaz se todos os envolvidos adotarem comportamentos cívicos responsáveis adequados à situação em que se encontram."

A Protecção Civil confirmou a existência que uma turma da Escola Secundária da vila e oito professores estão em isolamento após um aluno ter testado positivo no Covid-19. A Autoridade de Saúde local e o Serviço de Proteção Civil de Benavente estão a acompanhar a situação e garantem que é o único caso confirmado na escola. Os alunos e professores vão realizar o teste Covid-19 fizeram os testes na quinta-feira. Entretanto, a turma irá ter aulas à distância seguindo o plano existente na escola.
A Escola Secundária de Benavente foi a escolhida pelo Primeiro Ministro no início do ano lectivo para apresentar o plano de contingência para escolas, mas no dia da visita ainda não se conheciam casos positivos na comunidade educativa de Benavente.
O Director do Agrupamento de Escolas de Benavente, Professor Mário Santos publicou uma nota informativa onde apela a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com Covid-19.
No caso de sintomas e suspeitas de infecção com Covid-19, devem contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou o 263650915 da Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia onde funciona uma área específica para a Covid-19 que realiza testes.
O COMUNICADO DA PROTECÇÃO CIVIL – OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Informa-se TODA A POPULAÇÃO que hoje, após ter sido confirmado 1 aluno com COVID-19 nesta Escola, a Direcção desencadeou de imediato os procedimentos do Plano de Contingência e, por determinação da Sra. Delegada de Saúde:
1 – Os 26 alunos da turma do aluno infectado foram enviados para isolamento domiciliário, em vigilância activa (de quarentena) e durante este período terão aulas na modalidade de ensino à distância;
2 – 8 Professores ficaram preventivamente em vigilância passiva, significando isto que se manterão em actividade mas com as medidas máximas de protecção individual e distanciamento físico adequadas à sua condição;
3 – Estes alunos e professores farão testes COVID-19 amanhã e, após serem conhecidos os resultados, serão tomadas as decisões médicas adequadas;
4 – Em simultâneo com as decisões atrás referidas, já está concluído o rastreamento dos contactos, que permitiu a identificação total da rede de potencial contágio, sobre a qual incidirão as medidas que, a todo o tempo, se tornem adequadas para manter o controlo da transmissão comunitária, neste momento garantido.
5 – ALERTAMOS que este processo de rastreamento dos contactos que tem como objectivo o controlo precoce e eficaz da rede de contágio, SÓ É EFICAZ se TODOS OS ENVOLVIDOS adotarem comportamentos cívicos responsáveis adequados à situação em que se encontram.
TODOS AS PESSOAS CONTACTADAS receberam indicações sobre como proceder e estamos certos que cumprirão rigorosamente o SEU DEVER CÍVICO.
Apelamos a TODA A POPULAÇÃO, especialmente à comunidade escolar e familiares, que mantenha a calma e serenidade, garantindo-Vos que, tal como desde o início desta operação, a INFORMAÇÃO PÚBLICA a que TODOS TÊM DIREITO será prestada sempre que a evolução da situação o justifique.
MUITO OBRIGADO.
O Coordenador Municipal da Protecção Civil
Miguel Cardia
Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close