OpiniãoSaúdeSociedade

Opinião sem Censura de José Freitas: “Soluções, alguém tem?”.

Os professores queixam-se, os médicos queixam-se, os enfermeiros queixam-se. Os funcionários públicos queixam-se, todos apontam erros, todos clamam vergonha. Todos nós acordamos agora para a situação vergonhosa de muitos lares de idosos. Lamentamos as mortes, mas não lamentamos o abandono a que muitos foram votados depois de ali despejados como se de lixo se tratasse.

Leio as críticas e fico sem perceber nada. Afinal os professores querem ou não que as escolas abram? os médicos e enfermeiros querem ou não que os hospitais voltem à normalidade? o que é afinal a normalidade? é haver 10 casos de covid e suspender-se a admissão de doentes com AVC, dores toráxicas, etc, no maior hospital do distrito de Santarém? então se não tivesse havido suspensão de cirurgias e consultas? será que o hospital ainda estava a funcionar? As escolas devem ou não devem, abrir? será que querem construir novas escolas “covid approved” em 6 meses?
Todos criticam a festa do Avante como o “apocalypse” que nos infectará a todos mas todos querem retomar desportos, público nos estados, touradas, concertos..
É por tudo isto que os macacos andam confusos
Foto: D.R
Mas querem ou não querem distanciamento? (nota: não concordo com a realização da festa do avante e acho que é um tremendo tiro nos pés do PCP)
reclama-se, protesta-se, exige-se, lamenta-se, diz-se tanto disparate que dava para encher 100 estádios de futebol 10 x por dia. Mas.. soluções? alguém apresenta algumas? goza-se estupidamente com a DGS e quem dá a cara por ela (como se gerir o caos e o desconhecido fosse tarefa fácil).
Muitos restaurantes não cumprem as regras que deviam cumprir e muitos fingem que cumprem mas estão-se a borrifar! mas todos lamentam a situação aflitiva em que estão.
Querem ou não controlar a pandemia? a sério.. acham que é com críticas a tudo e mais um par de botas que acabam com o vírus? acham que são as ladainhas de facebook para inglês ver que controlam a epidemia? Os que têm a vida suspensa, os empregos.. esses são os que estão realmente preocupados e menos se queixam.. porque será?
Consigo ler no mesmo mural, um acéfalo (com formação superior) criticar a abertura das escolas (qual profeta da desgraça) e dois posts abaixo dizer que se não abrem as escolas o país pára porque não há quem fique com as crianças. Não me preocupava se fosse apenas um. São, infelizmente, muitos a partilhar toda a porcaria que lhes cheire a desgraça ou a erros que outros cometeram.
Muitos com teorias, que, escritas num jornal nem para limpar o cu serviam.
Mas alguém tem soluções para apresentar? gostava de conhecer algumas. Eu confesso a minha mais profunda ignorância e não sei se abria escolas, se permitia espectáculos, se deixava mais não sei quantos milhares em tele-trabalho (alguns em tele-faz-de-conta), se retomava todas as consultas e cirurgias independentemente dos riscos que isso aporta, se deixava que morressem 1.000 por dia em vez de 3 ou 4, se.. se…
Confesso. sou demasiado ignorante e não possuo informação suficiente para formular opiniões construtivas e destrutivas não vale a pena porque já há uns milhões que se anteciparam.
De uma coisa tenho a certeza… quanto mais confusão, quanta mais desinformação, quanta mais estupidez espalharmos mais difícil será retomarmos as nossas vidas para um patamar que as aproxime do que eram antes da pandemia. Se para uns é a situação perfeita para jogadas politicas que a partidarite inibe de não usarem (bloqueados como se de um vírus se tratasse) para outros não passa de mera parvoíce e uma ignorância assustadora.
Quando num exército, são os oficiais mais graduados a minar o poder dos generais perante os soldados… perdemos a guerra antes de a começar.
Cada um rema de acordo com as suas conveniências, pessoais, politicas, sociais ou simplesmente ignorantes, mas todos temos a vantagem de criticar o facto da embarcação não seguir o rumo desejado e hoje o que interessa de facto é criticar.. ganhar uns likes nesta merda matando a fome a egos famintos.
É por isso que os macacos andam confusos.
Artigo de oinião de José Freitas | Fotógrafo da Natureza e Ornitólogo
Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close