ActualidadeCulturaOpinião

Opinião “Sem Filtro”: Depressão major acabou por roubar a vida a Pedro Lima

A notícia da morte do ator Pedro Lima causou em mim um grande choque, como certamente a todo o país. A morte é sempre a morte. É triste. Mas, em mim, chocou-me o facto de o Pedro ter precisamente a minha idade e o nome do meu filho.

DEPRESSÃO MAJOR CAUSA MAIS UMA VÍTIMA MORTAL

A notícia da morte do ator Pedro Lima causou em mim um grande choque, como certamente a todo o país. A morte é sempre a morte. É triste. Mas, em mim, chocou-me o facto de o Pedro ter precisamente a minha idade e o nome do meu filho.

Hoje, num almoço em família, ainda antes de se apontar como a alegada causa da morte o suicídio, disse que Pedro Lima se suicidou devido a uma grande depressão. Acertei.

Há uns anos, ouvi na Cabana dos Parodiantes, em Salvaterra de Magos, o Francisco Moita Flores. Há quem não saiba, mas a tese de doutoramento do antigo inspetor da PJ foi precisamente sobre o suicídio.

Estudou Camilo Castelo Branco, Antero de Quental e Florbela Espanca. Todos estes escritores escreveram muito sobre o amor, a família e a paixão pela vida, todavia os três cometeram o suicídio. Lembro-me perfeitamente o que Moite Flores disse sobre o suicídio e o que os leva a pôr fim à vida. “99 por cento das pessoas que tentam o suicídio ou o conseguiram consumar, sofrem de uma depressão muito forte”.

Infelizmente, hoje li alguns comentários que algumas bestas deixaram nas redes sociais. “Se ele se matou, é porque estava farto de viver…”. Não, suas cavalgaduras, o Pedro Lima não estava farto de viver. Tinha trabalho, sucesso, cinco filhos, ia casar no próximo ano e estava a acabar de construir uma casa para toda a família. Por ele, não colocaria termo à vida. Não foi ele que o fez. A homicida chama-se depressão major, o estado mais alto desta grave doença.

A minha pouca experiência de uma vida vivida ensinou-me a não opinar sobre aquilo que desconheço.

Que Deus livre o meu pior inimigo de um dia conhecer de perto uma depressão major.

Condolências à família deste grande ator.

Até um dia, Pedro!

Mário Gonçalves – Jornalista | Subdirector do “RibatejoNews” 

https://www.vidas.pt/a-ferver/detalhe/ator-pedro-lima-combatia-forte-depressao-ha-varios-anos

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close