Benavente

Benavente: 10 Bombeiros de Samora estão infectados mas aguardam-se os resultados dos testes efectuados hoje

Confirma-se que neste momento existem 10 casos positivos com COVID-19 nos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. Os testes realizados na segunda-feira revelaram que o Comandante Miguel Cardia, líder operacional da Proteção Civil no concelho de Benavente e mais nove elementos da associação, incluindo outros graduados do comando, estavam infetados. Aguardam-se os resultados dos testes que foram efectuados hoje, em Alenquer.

No comunicado diário n.º 79/2020, divulgado ás 12:30 pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, confirma-se mais seis novos casos no concelho e todos eles na freguesia de Samora Correia. Confirma-se mais um doente curado e 77 pessoas em vigilância activa e 29 em isolamento profilático.

No quartel dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia está isolado o comandante da corporação, Miguel Cardia (também ele infectado!) e cinco bombeiros. Os restantes estão nas suas residências.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, Miguel Cardia
Foto: NSL/D.R

O “RibatejoNews” confirma que neste momento existem 10 casos positivos com COVID-19 nos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. Os testes realizados na segunda-feira revelaram que o comandante Miguel Cardia, líder operacional da Proteção Civil no concelho de Benavente e mais nove elementos da associação, incluindo outros graduados do comando, estavam infectados.

No entanto ainda se aguardam os resultados dos testes que foram efectuados hoje, em Alenquer.

É bom sublinhar que todos os bombeiros estão bem e a maioria não apresenta sintomas da presença do vírus da COVID-19.

O primeiro alarme no quartel de Samora surgiu na sexta-feira passada, 12 de Junho, com um bombeiro que trabalha fora do concelho a apresentar sintomas. Feita a análise, a confirmação chegou no domingo e a situação foi mantida em sigilo absoluto para evitar alarmismos, dentro e fora do quartel.

Foram testados mais de 40 bombeiros voluntários, profissionais da associação e os seus familiares. As instalações e ambulâncias foram desinfectadas. Para além dos 10 resultados positivos, há um teste inconclusivo que foi repetido esta terça-feira, 16 de Junho.

O Comandante Miguel Cardia explicou que “não houve necessidade de encerrar o quartel porque um número significativo de bombeiros não teve contacto com o primeiro infectado e garantiu o funcionamento da corporação. Os serviços externos estão a ser realizados pelos bombeiros de Benavente e Vila Franca de Xira para garantir que não há contacto com os doentes e utilizadores dos serviços de transporte”.

Miguel Cardia tranquiliza as famílias dos bombeiros e a população garantindo que “estão todos bem e que esta situação era previsível apesar de todas as medidas que foram tomadas desde o início da epidemia que evoluiu para pandemia”.

Os bombeiros estão munidos de equipamentos de proteção avançada e têm cumprido todas as indicações das autoridades de saúde e do INEM.

Apesar deste isolamento forçado, o comandante Cardia vai continuar a exercer as funções na Proteção Civil e nos bombeiros de Samora Correia sem contactos presenciais.

Todos os bombeiros infectados e os seus familiares estão sob vigilância activa permanente da Delegada de Saúde Pública de Benavente.

Segundo o Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, o corpo de bombeiros de Samora Correia foi reajustado e reorganizado à actual situação por forma a responder dentro da normalidade a todas as ocorrências, à excepção do socorro pré-hospitalar que se encontra garantido por corporações de bombeiros vizinhos: Benavente, Vila Franca de Xira e Azambuja.

“Os bombeiros estão bem de saúde e a situação, face ao cumprimento do protocolo referido, deve ser encarada com serenidade e tranquilidade pela população”, salienta o comunicado do Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente.

José Peixe – Jornalista C.P 552 A | Editor do “RibatejoNews”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close