Salvaterra de Magos

Glória do Ribatejo: Bombeiros podiam e deviam fazer muito mais pela floresta gloriana

A equipa dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos da linha da frente do combate aos incêndios rurais (DECIR 2020) que está no Pavilhão Gimnodesportivo da Glória do Ribatejo devia trabalhar no sentido de identificar os lugares onde os proprietários ainda não fizeram a limpeza das florestas. Quando começarem os incêndios a sério já é tarde demais. E para quando a limpeza do tanque que está nos Bebedouros?

No final do dia 15 de Maio, o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos anunciava uma grande novidade para a freguesia da Glória do Ribatejo, que todos os anos se vê confrontada com incêndios confrangedores:

– «A equipa dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos da linha da frente do combate aos incêndios rurais (DECIR 2020) que vai permanecer as 24 h do dia fora do quartel, para prevenir a propagação da Covid-19 a todos os operacionais, já está instalada no Pavilhão Desportivo Municipal de Glória do Ribatejo».

Esta foi a fotografia que o Eng.º Hélder Esménio publicou a acompanhar a novidade
Foto: H.E/D.R

Mas o que tem feito esta equipa dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos da linha da frente do combate aos incêndios rurais (DECIR 2020) desde que se instalaram com as viaturas no Pavilhão Desportivo Municipal?

«Nós aqui na Glória sentimo-nos mais folgados por sabermos que existe uma equipa de bombeiros e viaturas prontos a atacar algum incêndio que possa acontecer, mas estes voluntários deviam identificar os lugares mais críticos da floresta gloriana que continuam por limpar. E são muitos! Se houver fogo nesses lugares vai ser uma catástrofe», disse ao “RibatejoNews” um cidadão residente na vila gloriana e que solicitou o anonimato.

Este é apenas um exemplo de como estão centenas de caminhos na Charneca Gloriana
Foto: D.R

E este gloriano fez questão de nos enviar algumas fotos que demonstram bem que existem muitos hectares de floresta que necessitam de ser limpas urgentemente e antes que comecem a ocorrer os incêndios.

Não se compreende como até agora estes proprietários continuem sem limpar a floresta
Foto: D.R
Porque é que essa equipa de Bombeiros que estão na Glória não trabalham em conjunto com a GNR e o SEPNA para obrigarem as pessoas a limpar os seus terrenos? Nós fomos até um desses lugares para ver o que nos relataram
Foto: J.P/D.R
O tanque que existe nos Bebedouros e que é da responsabilidade do município está um nojo
Foto: J.P/D.R

«Esse tanque até acaba por ser um perigo para a saúde pública. Há quantos anos aquela água não é mudada? Está completamente podre. É um nojo.», esclareceu o nosso interlocutor.

Tentamos falar com o presidente da União de Freguesias da Glória do Ribatejo e Granho, João Batista Oliveira, mas este recusou-se a falar desta matéria, porque há muito tempo que os responsáveis da Câmara Municipal de Salvaterra conhecem esta realidade. Ou seja, optou por não prestar declarações.

Texto e Fotos: José Peixe – Jornalista C.P 552A | Editor do “RibatejoNews”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close