Mundo

Tailândia: com a costa livre de turistas, tartarugas marinhas e tubarões conquistam terreno

Tartarugas marinhas raras ou tubarões de recife são algumas das espécies ameaçadas que foram avistadas nas últimas semanas na costa da Tailândia, vazias de turistas devido à covid-19, que levou ao encerramento de fronteiras e outras restrições.

No início de abril, a Tailândia, que no ano passado atraiu quase 40 milhões de turistas, encerrou as suas fronteiras aos visitantes estrangeiros.

“Com a pandemia, as atividades humanas diminuíram. Os negócios encerraram e as operações de barcos turísticos motorizados cessaram. Isso se traduz em menos fatores que perturbam a vida dos animais. Agora, estes podem sair à procura de comida com maior tranquilidade”, disse à agência de notícia EFE Teeranai Phetsom, um biólogo marinho que trabalha em vários parques naturais na costa oeste do país.

Segundo Teeranai Phetsom, na área haveria pelo menos 130 dugongos – um mamífero aquático ameaçado de extinção semelhante aos manatins – e cerca de cem tartarugas, além de um bom número de golfinhos que até recentemente evitavam as áreas de trânsito de navios de passageiros.

A crise causada pela covid-19 atingiu fortemente o setor de turismo no país, que representa entre 12 e 20% do PIB nacional, e as piores previsões falam em uma diminuição de até 50% dos visitantes.

O Governo criou recentemente um comité para a recuperação do setor, embora ainda não tenha sido definida uma data para retomar a atividade.

Fonte: MadreMedia

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker