BenaventeSaúde

Covid-19: trabalhadores da Sugal indignados com João Ortigão Costa

Numa altura em que já se registam três casos positivos em trabalhadores da fábrica da Sugal, em Benavente e se aguarda pelos resultados dos testes que foram efectuados a algumas pessoas, o CEO da empresa, João Ortigão Costa, decidiu enviar um email aos operários para "enaltecer e agradecer o profissionalismo, a dedicação e compromisso de todos". Uma missiva que está a ser muito criticada pelos trabalhadores.

A maioria dos trabalhadores da Sugal está a vivenciar momentos de muito desconforto, pois continuam sem ter fardas de protecção para fazer frente à Covid-19, o que os deixa em pânico.

“Os responsáveis pela Saúde no concelho de Benavente deviam levar mais a sério o que se está a passar aqui na Sugal. Já temos três casos confirmados, mas a tendência é para que hajam mais trabalhadores infectados, pois as pessoas que acusaram positivo conviveram de perto com muitos de nós. Em vez de apostar na nossa segurança, investindo em equipamentos de segurança para nos proteger, o administrador João Ortigão Costa limitou-se a enviar um email com um discurso oportunista e descabido da realidade que todos nós estamos a viver”, afirmou ao RibatejoNews um operário que solicitou o anonimato.

Neste momento existem três operários contaminados na Sugal, mas aguardam-se os resultados das análises que foram feitas a mais trabalhadores. O clima que se vive na empresa é de pânico generalizado
Foto: J.P/D.R

“Não basta virmos trabalhar sob um stress diabólico pois quando saímos daqui vamos para casa onde mantemos contacto com os nossos familiares mais directos, ainda temos que receber uma mensagem que mais parece a de um bispo de uma igreja dessas manhosas. Nós estamos entregues a Deus e não podemos deixar de vir trabalhar porque senão o comida deixa de aparecer nos nossos lares”, esclareceu a nossa fonte de informação na unidade fabril de Benavente.

O RibatejoNews teve acesso à mensagem que o CEO da Sugal Group enviou aos seus trabalhadores, numa altura em que se aguardam os resultados das análises que foram efectuadas a várias pessoas. Mensagem essa que passamos a transcrever na íntegra:

«Estimada Equipa,

O momento que o mundo inteiro está a atravessar é dramático e inesperado. Este vírus, com o qual os cientistas e os profissionais de saúde ainda estão a aprender a lidar, tem tido um impacto tremendo nas nossas vidas, em particular naqueles que, infelizmente, não o conseguiram vencer. Tenho tido no meu pensamento e orações muito particularmente estas pessoas, as suas famílias e todas as famílias que estão a ser afetadas diretamente pela doença, desejando que consigam ultrapassar esta provação.

No meu dia-a-dia, tenho também procurado as boas noticias que vamos sabendo todos os dias daqueles que recuperam e recordar o exemplo daqueles que, na linha da frente diariamente, enfrentam este vírus: médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, forças de segurança. São verdadeiros heróis e um enorme exemplo para todos nós e são estas noticias que alimentam a nossa esperança.

Quer seja em Espanha, onde o impacto se está a sentir com particular força, quer seja em Portugal, confio muito em quem diariamente está a dar o seu melhor para, individualmente e como sociedade, nos ajudar a ultrapassar este desafio.

Uma segunda nota para vos dar conta que, neste momento, sabemos que temos três colaboradoras aos quais foi confirmada a infeção por Covid-19. Tive oportunidade de falar pessoalmente : estão em casa e, de momento, apenas sentem sintomas ligeiros. Esperamos que assim se mantenham e que rapidamente recuperem totalmente. Estou certo que partilham comigo este sentimento. Gostava também de vos assegurar que sobre este assunto temos estado em constante contacto com as autoridades e temos seguido todas as indicações previstas para estes casos.
Como empresa temos tentado atuar em antecipação e o mais preventivamente possível. Como sabem, desde dia 9 de março acionamos o nosso Plano de Contingência (que tem vindo a evoluir, naturalmente). Este Plano, no âmbito do qual temos implementado não só as recomendações das autoridades de saúde (DGS, OMS, entre outros), mas também um conjunto de medidas adicionais, tem o objetivo de prevenir e controlar esta infeção e, assim, garantir a saúde de todos os trabalhadores e das nossas comunidades e, também, garantir a continuidade da nossa atividade e dos postos de trabalho existentes.

Tudo faremos, a todos os níveis, para que seja assim ao longo deste período. Nesse sentido, reforço o novo apelo para que sigam as indicações de higiene e segurança que estão em vigor e que cada um, no seu âmbito, tenha o comportamento mais responsável possível. Se é certo que a utilização dos EPI ou as desinfeções constantes que fazemos a todas as instalações são importantes, o comportamento de cada um é determinante.

Gostaríamos de estar todos de volta aos nossos locais habituais de trabalho e com a proximidade que nos caracteriza, mostrar a nossa força e apoiar-nos mutuamente.

Neste momento, a forma de demonstrar essa proximidade e entreajuda é, precisamente, mantermo-nos afastados. Foi por essa razão, pela saúde dos que estão na fábrica diariamente e dos que ficam em teletrabalho, que decidimos reduzir ao máximo o número de pessoas que diariamente entram nas nossas instalações. Sei que todos o compreendem porque tenho visto e sabido do sentido de responsabilidade com que todos têm encarado esta circunstância.
Perante este desafio que diariamente nos põe à prova, gostava de enaltecer e agradecer o profissionalismo, a dedicação e compromisso de todos. Sei que, cada um de nós na sua função e trabalho diário, contribui enormemente para o bem comum da nossa empresa e com isso está a contribuir para o nosso futuro e para o futuro dos nossos países. Bem hajam!

Juntos ultrapassaremos este desafio. Conto com todos, podem contar comigo e com a Sugal para o que for necessário.

Um forte abraço.»

João Ortigão Costa – CEO da Sugal Group

José Peixe – Jornalista Profissional | Carteira Profissional 552A

Mostrar mais

Related Articles

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close