Actualidade

Esta segunda-feira começa uma semana de verão antecipado. Quarta e quinta com temperaturas acima dos 25º

Temperaturas vão subir cerca de dez graus e atingir 25 a 30 graus entre quarta e quinta-feira. Será uma espécie de verão antecipado, um junho em março, que vai durar pelo menos até sábado.

Prepare-se para uns dias de verão antecipado a meio desta semana. As temperaturas vão começar a subir já hoje e quarta e quinta-feira vão atingir máximas acima dos 25º graus em algumas partes do país até sábado, numa escalada de mais de dez graus em relação à última semana. Será assim em todo o sul da Península Ibérica, numa espécie de junho em março, com uma subida meteórica que poderá mesmo colocar os termómetros perto dos 30º graus nas zonas do interior alentejano.

A situação meteorológica anómala deve-se a um “3 em 1” de fatores conjugados: há um anticiclone sobre a Península, uma massa de ar quente e tropical com origem nas Caraíbas. Com a presença destas altas pressões, o ar das camadas altas desce para as baixas e comprime-as, fazendo com que aqueçam e as temperaturas subam, estabilizando também a atmosfera e impede que haja ventos fortes. Como ainda por cima não há nuvens, temos o cocktail perfeito para que este verão antecipado tenha lugar.

Santarém, tal como Lisboa, vai atingir os 27º

 

A partir de sábado, uma frente fria chegada do norte já vai arrefecer o ar e as temperaturas voltarão aos valores normais para a época. As primeiras trovoadas de primavera podem chegar no início da próxima semana.

Fonte: Observador

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker