ActualidadeEconomiaMundoRibatejoSaúdeSociedade
Tendendo

Covid-19: Portugal com 5 casos confirmados. As consequências da pandemia.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível de risco suscitado pelo novo coronavírus (cuja doença assume a designação de Covid-19) é «muito elevado» em termos globais. A OMS assegura que a taxa de mortalidade da Covid-19 é mais elevada do que a da gripe sazonal. Há mais de 90 mil casos confirmados em todo o mundo e morreram cerca de 3 mil pessoas. Em Portugal, existem 5 casos de infecção confirmados até ao momento. As consequências desta pandemia são já evidentes em larga escala. 

CHINA: DESCIDAS A PIQUE NAS VENDAS DE AUTOMÓVEIS. A marca japonesa Toyota informou esta quarta-feira que as suas vendas na China, o maior mercado de automóveis do mundo, caíram 70,2% em Fevereiro, devido à epidemia do coronavírus. A Toyota reportou que vendeu apenas 23.900 automóveis, tendo assim sido o primeiro grande fabricante mundial a dar conta das suas vendas na China, durante o mês de Fevereiro.

CONGRESSOS MÉDICOS ADIADOS EM ESPANHA E PORTUGAL. A Sociedade Espanhola da Retina e Vítreo suspendeu o seu 24.º congresso, que deveria começar na quinta-feira em Burgos, com mais de mil oftalmologistas presentes. Justificação: evitar a propagação do novo coronavírus entre os profissionais de saúde. Por cá, eventos do género (como o Congresso de Pneumologia do Norte, que deveria iniciar-se amanhã, no Porto) também estão a ser adiados. Esta decisão assenta num parecer emitido em conjunto pela Ordem dos Médicos e pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA).

CANTINAS NAS ESCOLAS PORTUGUESAS PODEM VIR A FECHAR AS PORTAS. Em Portugal, o funcionamento de bares, cantinas, refeitórios e outros espaços de utilização comum das escolas e de todas as outras entidades da administração pública pode ser suspenso – basta, para tal, que se considere que esta medida contribui para impedir a propagação do Covid-19. A decisão final caberá ao Governo e é quase certo que este tema fará parte da intervenção inicial agendada para esta tarde, no debate quinzenal no Parlamento, sobre «prevenção e contenção da epidemia Covid-19».

PARLAMENTO PORTUGUÊS SUSPENDE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA. A Assembleia da República definiu um plano de contingência para o novo coronavírus, que contempla um gabinete de crise, suspensão de identificação biométrica e compra de material de protecção. Caso surja algum deputado ou funcionário infetado, as reuniões passam a ser feitas por meios eletrónicos. Está, por isso, prevista a compra de computadores e telemóveis para quem não tiver os dispositivos em casa.

AUSTRÁLIA: O CAOS NOS SUPERMERCADOS. Na Austrália, foi determinado um limite à compra de papel higiénico, depois de uma corrida às lojas ter causado problemas em vários locais. A retalhista Woolworths decidiu impor um limite à compra de papel higiénico. Vídeos que começaram a circular nas redes sociais mostram várias pessoas a empurrar-se e a lutar por pacotes de papel higiénico. O caos desencadeado pelos primeiros casos na Austrália está a levar a debandadas em supermercados, com muitos residentes a reportarem falta de stock de papel higiénico, toalhetes e desinfectante para as mãos.

LONDRES CANCELA FEIRA DO LIVRO. A Feira do Livro de Londres, um dos maiores eventos da indústria livreira britânica, estava agendada para o período de 10 a 12 de Março. A iniciativa foi, entretanto, cancelada. A decisão foi anunciada esta quarta-feira pela organização, na sequência de «uma escalada da covid-19 na Europa». Em comunicado, a organização fez saber que «até agora têm sido seguidas as directrizes do governo britânico e, nesse sentido, entendemos que o melhor será cancelar a edição deste ano». Ainda assim, os organizodres revelam «relutância» por esta decisão.

HIPERMERCADO CONTINENTE ADIA FESTIVAL E CONFERÊNCIA. O festival «À Roda da Alimentação», organizado pelo Continente e previsto para 14 e 15 de Março, foi «adiado para data a anunciar», segundo a organização. Esta decisão «surge no seguimento das recomendações da Direcção-Geral da Saúde para eventos públicos e de massas, devido à Covid-19”, acrescenta. Também a 5.ª edição da Conferência Portugal Saudável da Missão Continente, agendada para o dia 13 de Março, foi adiada.

ITÁLIA: AS TROCAS NO CALENDÁRIO DESPORTIVO. Itália é o país europeu mais afetado pelo Covid-19 (quer em número de infectados, quer em número de mortos). Desde há uma semana, um decreto governamental proíbe aglomerações de pessoas, em especial no norte do país. Na quinta-feira, em Milão, o Inter-Ludogorets (da Bulgária) para a Liga Europa realizou-se sem espectadores no Giuseppe Meazza. Nesse mesmo dia, foi noticiado o primeiro teste positivo entre futebolistas do Calcio (um atleta do Pianese, da Serie C, que foi internado num hospital de Siena). O Covid-19 está a baralhar o calendário desportivo e, além de Itália, outros países poderão vir a ter jogos à porta fechada, eventos cancelados ou até realizados noutros locais.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker