ActualidadeCulturaRibatejoSociedade
Tendendo

«A música portuguesa a gostar dela própria»: a cultura pela voz do povo

Fundado em 2011, o projecto «A música portuguesa a gostar dela própria» assume-se como um dos maiores espólios audiovisuais, em que prevalece a tradição oral sob a forma de cantigas, músicas, danças, contos e até gastronomia. Esta é uma ideia que pretende a «consciencialização para o conhecimento» e desperta para «a importância de um património vivo e, muitas vezes, esquecido».

Tiago Pereira é mentor e director artístico deste projecto. Realizador e documentarista, Tiago Pereira tem procurado promover e divulgar a música portuguesa, realizando filmes, séries documentais, programas de rádio e diversos eventos sobre o tema da cultura popular.

«A música portuguesa a gostar dela própria» abrange todo o território português. Já deu voz a quase 2500 projectos culturais, tendo resultado em mais de 4600 vídeos. No caso particular do Ribatejo, estão registados 90 vídeos relativos a 65 projectos – e que, além de figuras locais, abarcam entidades como a Sociedade Musical Mindense, o grupo Alma Crua e até a conhecida banda Mata-Ratos. Os projectos gravados por terras ribatejanas podem ser consultados, em detalhe, AQUI.

Rosa Gaspar, natural do Granho, é uma das muitas figuras mais recentes incluídas no projecto «A música portuguesa a gostar dela própria».

Este trabalho de contacto directo já somou milhares de quilómetros e centenas de horas de gravações. «A música popular portuguesa a gostar dela própria» foi inicialmente exibida na RTP 2 e, entretanto, em 2017 acabou por ser editada em audio-livro. Já nessa altura, Tiago Pereira admitia que este lançamento iria fechar um ciclo, mas que, ainda assim, pretendia continuar a gravar por todo o país.

Tiago Pereira, realizador e fundador do projecto «A música portuguesa a gostar dela própria».

No site oficial de «A música portuguesa a gostar dela própria», é apresentado um mapa de Portugal através do qual os visitantes podem seleccionar uma região do país e explorar a música que Tiago Pereira gravou nos mais variados locais. Tocadores e músicos (amadores e profissionais), construtores de instrumentos e gente anónima que preserva a música pela transmissão oral estão contemplados neste imenso espólio.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close