ActualidadeRibatejoSaúdeSociedade
Tendendo

Surto de gripe A em Constância

Um surto de gripe A está a afetar várias crianças nas escolas de Constância (Santarém). A situação está a causar algum alarme social, mas as autoridades de saúde já desvalorizaram, afirmando tratar-se de um surto gripal.

As crianças cujas análises “detectaram o vírus influenza e, eventualmente, o H1N1 (gripe A), mais não mostram que estão com gripe. As pessoas estão alarmadas porque associam a agressividade do vírus ao período de 2009, o que hoje já não sucede, provocando apenas gripe”, admitiu à Agência Lusa a coordenadora da Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

Questionada sobre o número de casos nas escolas daquele município, Maria dos Anjos Esperança disse ter recebido informação de “nove crianças em falta na creche da Santa Casa da Misericórdia e quatro casos no Agrupamento de Escolas”.

“Não há razão para alarmismos nem necessidade de medidas extras ou de isolamento. Basta que as crianças com gripe fiquem em casa e sigam o tratamento sintomático, e que nas escolas sigam os procedimentos preventivos habituais, como seja a lavagem correta das mãos ou uso de soluções alcoólicas, tossir ou espirrar para o braço e não para as mãos, usar uma única vez o lenço de papel e ter os espaços sempre limpos e arejados”, afirmou.

 

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker