Sociedade

Norte-americanos elegem Portugal como o melhor país para gozar a reforma

Na hora de escolher o país onde vão passar os últimos anos das suas vidas, os cidadãos norte-americanos não tiveram dúvidas: Portugal é o melhor país para se aposentar depois de uma vida de trabalho.

Todos os anos, a revista International Living (IL) — que além de publicação mensal já se tornou numa espécie de comunidade para expatriados — elege o top dez de países para ter uma reforma feliz, barata e lucrativa. Na lista deste ano, Portugal ocupa a primeira posição.

De acordo com a publicação, o Índice de Aposentação “é a pesquisa mais abrangente e aprofundada deste género” e “é a melhor maneira para explorar a riqueza de oportunidades que o mundo oferece”. A elaboração desta lista envolve uma equipa que está espalhada pelos cinco continentes e a metodologia é melhorada de ano para ano.

“Uma grande quantidade de dados físicos entra para o Índice. É uma espécie de destilação de todos os factos pertinentes e mensuráveis sobre os países e representa a experiência de todos os expatriados que contribuíram para a International Living desde a publicação da primeira edição, há 41 anos”, lê-se no artigo que divulga os resultados deste ano.

Para as contas da equipa entram vários factores, entre eles a habitação (o valor dos imóveis é importante, tal como a facilidade em comprar ou alugar casa), os custos de vida (de acordo com a revista, “um país precisa de ser acessível para ser um óptimo local para se aposentar”), a qualidade dos serviços médicos, o clima ou as oportunidades de emprego, isto porque, apesar da reforma, o expatriado pode ter “um projecto comercial que gostaria de pôr em prática” ou “pode estar a pensar em aumentar os rendimentos com outro trabalho”.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker