Actualidade

Imigração: muitos cidadãos brasileiros pedem apoio para regressar

Programa da Organização Internacional para a Migrações teve atrasos e por isso apoiou menos de metade de regressos do que no ano anterior. Dos pedidos, a maioria continua a ser de brasileiros mas metade acabou por desistir. Brasileiros representam 94% dos imigrantes que pedem apoio a programa de retorno.

Na edição do jornal “Público” desta manhã, pode ler-se o seguinte: “Os brasileiros são a maior comunidade imigrante em Portugal e são, também, os imigrantes que mais recorrem ao apoio da Organização Internacional para a Migrações (OIM) para regressar ao seu país”.

Em 2019 aquela organização apoiou o regresso de 161 pessoas, menos de metade das 380 que tinha apoiado no ano anterior. Manteve-se a tendência da esmagadora maioria desses 161 apoios terem sido dados a brasileiros, que representaram quase 94% do bolo.

Os dados provisórios mais recentes, de 2019, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mostram que os brasileiros com autorização de residência em Portugal chegaram quase aos 151 mil em 2019, um número recorde que representou uma subida de 43% em relação ao ano anterior.

Os brasileiros também representam, por isso, mais de 90% dos estrangeiros de várias nacionalidades que se inscreveram no programa em 2019 e que foram, ao todo, 715 (no ano anterior aquela organização contabilizou 684).

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close