Actualidade

Imigração: Número de brasileiros a viver em Portugal subiu 43%

No ano passado, o SEF atribuiu mais de um terço das novas autorizações de residência em Portugal a cidadãos brasileiros. Nunca houve tantos imigrantes no país: 580 mil, mais 100 mil do que no ano anterior. Há novos perfis, “gente mais qualificada” e famílias, referem especialistas. “Não vêm só para ganhar dinheiro, mas para ganhar qualidade de vida.”

O número de brasileiros com autorização de residência a viver em Portugal aumentou 43% de 2018 para 2019, revelam dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) fornecidos ao PÚBLICO. Em números totais, os brasileiros chegam agora quase aos 151 mil, o maior número de sempre. Em 2018 eram 105.423.

A subida acompanha o crescimento que se verificou em 2019 do número total de imigrantes em Portugal, que ultrapassou pela primeira vez a barreira do meio milhão: são 580 mil. Os brasileiros representam, assim, um quarto do total.

Exilados políticos, activistas políticos e de direitos humanos, estudantes, profissionais qualificados que não encontram trabalho na sua área chegam a Portugal. Um activista, uma estudante de Direito e uma trabalhadora em recursos humanos contam a sua história.

Já em 2018 se verificara uma subida de brasileiros, depois de dois anos de queda, em 2015 e 2016. Em 2019 foram emitidos 48.627 novos títulos de residência para imigrantes desta nacionalidade, mais 20.417 do que no ano anterior, o que representa mais de um terço do total das novas autorizações concedidas a estrangeiros pelo SEF, que chegaram às 135 mil — no ano anterior tinham sido 93 mil.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close