Ciência

NASA anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra em zona habitável

O telescópio TESS descobriu três planetas a orbitarem a estrela TOI 700, uma estrela anã com cerca de 40% da massa e tamanho do Sol, um deles na chamada zona habitável.

A NASA anunciou na segunda-feira a descoberta de um planeta do tamanho da Terra que orbita uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, numa zona identificada como habitável. O planeta chama-se “TOI 700 d” e está relativamente próximo da Terra, a cem anos-luz de distância, sublinhou a agência espacial norte-americana.

Este não é o primeiro planeta descoberto numa zona habitável, mas é o primeiro encontrado com a ajuda do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), “projectado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”, explicou o director da divisão de astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Já foram descobertos planetas semelhantes antes, principalmente pelo telescópio espacial Kepler, mas este é o primeiro do TESS, lançado em 2018. A descoberta foi confirmada usando o telescópio Spitzer.

Sistema Solar do Planeta Encontrado (NASA’S Goddard Space Flight Center) Foto: D.R
Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close