Irão ataca duas bases norte-americanas no Iraque com “mísseis balísticos”
Ainda não é claro se o ataque provocou vítimas. Washington confirma que os mísseis foram disparados a partir de território iraniano.

Duas bases norte-americanas no Iraque — a de al-Asad, a oeste de Bagdad, e outra em Erbil, no Curdistão iraquiano — foram atingidas por “mais de uma dezena de mísseis balísticos” disparados a partir do Irão, esta madrugada de quarta-feira (ainda terça-feira em Portugal continental), confirmou o Pentágono.
Será o início da retaliação iraniana à morte do general Qassem Soleimani, com a televisão estatal Press TV a noticiar que a Guarda Revolucionária reivindicou o ataque e que advertiu os Estados Unidos e os seus aliados na região para não reagirem a esta acção militar.
TWITTER
BREAKING: Footage of Iran attack on US base Al Assad in Iraq.#AlAssad #Iraq pic.twitter.com/8CtLpgnsw6
— Farnaz Fassihi (@farnazfassihi) January 7, 2020
“Advertimos todos os aliados dos americanos, que disponibilizaram as suas bases a este exército terrorista, que será atacado qualquer território que constitua um ponto de partida de actos agressivos contra o Irão”, referiram os Guardas da Revolução iraniana num comunicado divulgado pela agência oficial iraniana IRNA. Israel também foi ameaçado.
Segundo a Reuters, ainda não é claro se o ataque causou vítimas. “Estamos a trabalhar no balanço inicial dos danos de batalha. Tomaremos todas as medidas necessárias para proteger e defender os militares norte-americanos e os seus parceiros e aliados na região”, afirma fonte oficial do Pentágono.
A Casa Branca afirma que o Presidente Donald Trump está a acompanhar a situação e em consulta com os seus conselheiros de segurança.
O ataque acontece dias depois do assassínio do general iraniano, morto na sexta-feira num ataque aéreo ordenado por Trump em Bagdad. No seguimento da morte de Soleimani, o Irão tinha já prometido retaliar.
A base de al-Asad, atacada esta noite, tinha sido visitada de surpresa por Donald Trump no final de 2018.
Fonte: Público