SaúdeVilafranca de Xira

Saúde: Urgência do Hospital de Vila Franca de Xira já está receber doentes

O serviço de urgência Hospital Vila Franca de Xira “está a funcionar em pleno”, garantiu hoje a administração desta unidade hospitalar, apontando que a solicitação para desviar temporariamente os doentes foi revertida de madrugada.

“Ontem [segunda-feira] à tarde existiu uma afluência muito significativa ao serviço de urgência, encontrando-se o nível de utentes internados igualmente muito elevado pelo que o hospital, em coordenação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale Do Tejo, solicitou ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que provisória e excecionalmente não enviasse mais utentes para o seu serviço de urgência”, admite o Hospital Vila Franca de Xira, numa nota enviada à Agência Lusa.

Mas, no mesmo comunicado, a administração desta unidade hospital do distrito de Lisboa, garante que hoje “o serviço de urgência do Hospital Vila Franca de Xira está a funcionar em pleno”.

A urgência geral do hospital de Vila Franca de Xira apresenta “constrangimentos” e não pode receber doentes “previsivelmente até às 08:00 do dia 31 de dezembro”, anunciaram esta madrugada algumas corporações de bombeiros.

Numa mensagem divulgada na rede social Facebook, a corporação dos Bombeiros Voluntários da Azambuja alertou por volta da meia noite que os utentes iam ser transportados para outros hospitais.

“Informamos que a urgência geral do Hospital de Vila Franca de Xira apresenta constrangimentos, não podendo receber doentes previsivelmente até às 08:00 do dia 31 de dezembro. Por esse motivo, os nossos utentes serão referenciados pelo INEM para outros hospitais de destino, tendencialmente na região da grande Lisboa”, refere a mensagem.

Os bombeiros da Azambuja adiantam que os “constrangimentos hospitalares” podem originar um maior tempo de ocupação dos meios.

“Estamos preparados para reforçar o efetivo para que a resposta não seja comprometida”, podia ler-se.

Também os Bombeiros Voluntários de Vialonga divulgaram na rede social Facebook uma mensagem semelhante, alertando para os problemas na urgência geral do hospital de Vila Franca de Xira.

“Todos os nossos serviços de emergência pré-hospitalar são articulados com o INEM e dessa forma todos os doentes transportados por nós serão redirecionados para outros hospitais da cidade de Lisboa”, salientavam.

O “RibatejoNews” fez diversas tentivas para contactar o hospital de Vila Franca de Xira, mas, não conseguiu obter esclarecimentos de ninguém.

Fonte: MadreMedia

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close