ActualidadeSaúde

Medicamentos: Descoberta molécula que bloqueia efeitos secundários de fármacos à base de cannabis

Cientistas espanhóis e portugueses descobriram uma nova molécula que bloqueia os efeitos colaterais dos medicamentos derivados da cannabis, segundo a agência espanhola EFE.

Os cientistas das universidades Pompeu Fabra (UPF), Autónoma de Barcelona (UAB), de Barcelona (UB), Lisboa (UL) e do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes de Portugal já solicitaram a patente da nova molécula, o peptídeo “H”.

O chefe do Laboratório de Neurofarmacologia do Departamento de Ciências Experimentais e da Saúde (CEXS) da Universidade Pompeu Fabra (UPF), Rafael Maldonado, que liderou a investigação, explicou que este peptídeo pode impulsionar os medicamentos derivados da cannabis, uma vez que agora são muito restritos devido aos efeitos secundários que provocam nos doentes, principalmente alterações cognitivas e perda de memória.

Segundo Rafael Maldonado, a nova molécula, é capaz de bloquear as principais sequelas prejudiciais do tetrahidrocanabinol (THC), a substância activa mais utilizada na cannabis, mantendo a capacidade terapêutica.

Fonte: Agência Lusa e jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close