Mundo

França: Paris num caos e uma Greve Geral que está a deixar o país paralizado

Esta quinta-feira, França vai viver um importante movimento social que se levanta contra a reforma do sistema de pensões.

Hospitais, transporte de emergência, ambulâncias, bombeiros, escolas, justiça, estudantes vão mobilizar-se contra a reforma do governo francês. No setor dos transportes, o movimento vai ser massivo. Em Paris, 90% dos comboios foram cancelados e 11 linhas de metro vão estar encerradas.

Prevê-se que esta greve “ilimitada” afete sobretudo a rede de comboios nacional (SNCF), mas também a rede de transportes públicos parisiense (RATP). Os franceses temem reviver a paralisação de 1995, que obrigou o governo de Alain Juppé a recuar as suas reformas sociais.

Macron vive dias complicados com estas manifestações em Paris e uma Greve Geral ilimitada
Foto: D.R

Os trabalhadores ferroviários e dos transportes públicos de Paris aprovaram já a continuação até segunda-feira, 9 de Dezembro, da greve geral convocada para protestar contra a intenção do Governo de Emmanuel Macron de reformar o sistema de pensões, de forma a criar um sistema único e acabar com as mais de quatro dezenas de subsistemas.

A manifestação de Paris teve dificuldades em sair do ponto de concentração, junto à Gare du Nord, por se ter juntado tanta gente – já relatos dos primeiros confrontos com a polícia e do uso de gás lacrimogéneo, na zona da Praça da República, onde se ouviram tiros de morteiros. Os manifestantes que lá chegam são recebidos com gás lacrimogéneo, relata o “Le Monde”. Foram feitas 87 detenções e pelo menos 10 mil pessoas foram identificadas pela polícia, diz o mesmo jornal.

É um braço-de-ferro com o Governo e o Presidente Emmanuel Macron, que tem um ponto alto nas manifestações, sobretudo na de Paris, onde se prevê uma grande participação, e para a qual está previsto um forte dispositivo policial. Desde o início que se temia violência, que surjam ultras dos “coletes amarelos”, ou “black blocs”, dispostos a criar o caos na cidade.

Fonte: Jornal “Público” e TSF

 

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker