Opinião

“Pega de Caras” – COP 25 em Madrid: começou a Cimeira Climática da Esperança

Começou esta manhã, em Madrid, a COP – 25 (Cimeira dedicada ás Alterações Climáticas) organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a presença de meia centena de líderes mundiais. A cerimónia de abertura da COP – 25 foi presidida por Pedro Sánchez e António Guterres.

António Guterres, Secretário-Geral da ONU, fez questão de pedir a todos os países do planeta para “ultrapassarem” as suas divisões e chegarem a um “entendimento” para lutar contra as alterações climáticas. Mas a verdade é que existe muito cepticismo em torno das metas ambientais que se pretendem alcançar em Madrid.

António Guterres espera que os líderes mundiais presentes em Madrid estabeleçam acordos para que se consiga salvar o Planeta Terra
Foto: D.R

Portugal esteve representado pelo primeiro-ministro, António Costa que procurou passar a mensagem que o nosso país está a fazer tudo o que é possível para cumprirmos todos os requisitos ambientais.

Esta manhã, numa reunião com os líderes europeus, o primeiro-ministro português considerou que “Portugal está na linha da frente das políticas ambientais e destacou a escolha de Lisboa para capital verde europeia e a realização da conferência mundial sobre oceanos em Portugal em 2020”.

Mas apesar de todo o marketing ambiental que tem sido feito pelo governo espanhol para promover esta cimeira mundial, muitos especialistas adiantam que a COP – 25 pode reflectir-se em mais um “falhanço no combate às alterações climáticas”. Parece cruel mas não. É que a nível mundial, têm-se notado muito pouca ambição nessa matéria.

E é exactamente essa questão da AMBIÇÃO na luta por um mundo mais limpo que vai estar no centro das discussões na cidade de Madrid, que neste momento está repleta com milhares de activistas ambientais, muitos responsáveis políticos mundiais e com uma segurança policial fora do comum.

Não se esperam decisões políticas fracturantes e muito menos milagres ambientais e climatéricos na capital espanhola, mas dá para perceber que os vários avisos que têm sido feitos pela comunidade científica de que o mundo não pode esperar mais e que não existe um Planeta B, dá para perceber que existe uma maior consciencialização para as alterações climatéricas e sobretudo para o aquecimento global que começa a provocar alterações irreversíveis a nível mundial.

Em Madrid existem muitas organizações ambientais a mobilização a sociedade civil para receberem a jovem sueca Greta Thunberg, que amanhã de manhã chegará às docas de Alcântara num veleiro proveniente dos Estados Unidos e depois seguirá para a capital espanhola num veículo eléctrico, disponibilizado pelo governo da Extremadura.

Nota-se que existe uma pressão muito grande sobre os líderes mundiais presentes na COP – 25, para que dêem um sinal claro de que os próximos anos serão diferentes. Mas do ponto de vista científico e económico todos temos a consciência que os maiores poluidores mundiais estão a “borrifar-se” para os problemas ambientais do mundo.

A nível Mundial os jovens começam a pressionar os políticos para cuidarem um pouco mais dos problemas ambientais. eles vão estar em força em Madrid
Foto: D.R

Segundo um comunicado do Governo espanhol, ao todo são esperadas em Madrid 196 delegações de vários países, assim como os mais altos representantes da União Europeia e várias instituições internacionais, o que pressupõe “a totalidade dos países do mundo”. Mas também podemos constatar que os países mais poluidores vão estar ausentes. Como é o caso dos Estados Unidos e a China.

Independentemente do que venha a ser acordado e decidido nesta COP – 25 de Madrid, para mim ela será sempre encarada como a “Cimeira Ambiental da Esperança”. Porque a Esperança, essa é a última a morrer. E eu ainda sou um daqueles que acredito num Mundo melhor, mais limpo e justo.

José Peixe – Jornalista e Editor do “RibatejoNews”

 

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close