EconomiaRibatejo

IAPMEI aplica ferramentas de Inteligência Artificial na Gestão de Sistemas

IAPMEI aplica ferramentas de Inteligência Artificial na Gestão de Sistemas de incentivos

– Projeto arranca em Janeiro 2020;
– Projeto na área da Inteligência Artificial recebe 300 mil euros de investimento;
– Objetivo é melhorar a eficiência e fiabilidade na avaliação dos projetos.

O IAPMEI recebeu a aprovação do projeto IA-SI – Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos, apresentado no âmbito do SAMA2020, no montante de 299.968,19 euros de investimento.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do IAPMEI e da AICEP, em parceria com o ISCTE, que visa a melhoria da eficiência e fiabilidade dos objetivos e da gestão de riscos na fase de candidatura e análise de pedidos de pagamento das empresas beneficiárias dos sistemas de incentivos do Portugal 2020, com recurso a técnicas de aprendizagem automática.

Com este projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Compete 2020, pretende-se, por um lado, automatizar abordagens e aumentar a uniformidade e fiabilidade do processo de avaliação dos projetos, permitindo desta forma melhorar o nível de serviço e a capacidade de resposta às empresas e, por outro lado, contribuir para a introdução de uma nova dinâmica na gestão dos incentivos associados aos projetos aprovados, com impacto a vários níveis:

Aumento do grau de cumprimento dos objetivos contratualizados;

Redução da carga administrativa para a generalidade das empresas cujos projetos não reúnam perfil de risco, com vantagens para um número elevado de beneficiários;

Redução dos incidentes com recuperação de incentivo e aumento da fiabilidade da execução e a possibilidade de atuação preventiva que evite aquelas ocorrências;

Simultaneamente, este projeto inovador e que irá representar um salto adicional em termos de ganho de eficiência, terá impacto em termos de uma melhor afetação de recursos internos nas atividades de acompanhamento e verificação de projetos.

Este projeto que terá início em janeiro de 2020 contribuirá para a prestação de um serviço às empresas menos burocrático e mais eficiente, eficaz, célere e transparente, dinamizando o relacionamento com as empresas através da redução de carga burocrática e redução nos tempos de resposta aos pedidos de pagamento apresentados, reforçando a confiança das empresas no Estado.

IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas. O IAPMEI foi criado em 1975 através do Decreto-Lei n.º 51/75.

https://www.iapmei.pt/

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close