Chamusca

Chamusca: Agenda Cultural do Município para os meses de Novembro e Dezembro

No caminho dos meses que nos levam até ao Natal e ao Ano Novo, os dias convidam-nos ainda mais à fruição de grandes espetáculos, é um chamamento para nos juntarmos todos à roda da fogueira da arte e da família nesta nossa e vossa agenda. O Município da Chamusca, e os nossos parceiros, prepararam uma agenda diversificada, muito voltada para o público familiar, escolar e, sobretudo, para os mais pequenos, porque o Natal é um tempo em que todos os sonhos de algodão dos mais novos se transformarem em nuvens de esperança para um novo ano que começa.

Dessa oferta cultural, mais dirigida aos nossos alunos, destaca-se o espetáculo pedagógico e lúdico com a conhecida cantora Rita Redshoes, que nos vai trazer canções muito divertidas sobre hábitos de vida saudáveis, diretamente da sua Floresta dos Legumes.

Nos dias que nos aproximam do Natal, propomos dois espetáculos para as crianças das nossas escolas, com uma tónica comum, a arte dos clowns “mimos”: o Guarda-Nuvem, um poema em forma de teatro; e o teatro infantil cómico “A Meias”, uma viagem à infância.

Como habitualmente apostamos forte na organização do Mercado de Natal, o grande momento para onde converge toda a nossa comunidade, num grande fórum ao ar livre de convívio, de partilha, de afetos e onde fazemos acontecer o Natal, para miúdos e graúdos. Bem simbólico dessa magia natalícia é o espetáculo para as famílias que apresentamos no âmbito do Mercado de Natal: as grandes canções da Disney pelo ensemble Vox Angelis.

Sinta-se convidado a acompanhar-nos nesta viagem até à magia da quadra natalícia, com muitas estações de cultura e de lazer no caminho que, certamente, faremos em conjunto e unidos enquanto comunidade que se orgulha de ser “O Coração do Ribatejo”.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Rita e a Floresta dos Legumes | 08 NOV | 10h30| Cineteatro
“Rita e a Floresta dos Legumes” é um projeto pedagógico de promoção de uma Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis, dirigido para alunos do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo de Escolaridade, desenvolvido pela artista Rita Redshoes, em parceria com a empresa Betweien, Lda.
A dieta mediterrânica, a roda dos alimentos, os alimentos locais e da época, as técnicas culinárias saudáveis e tradicionais e o exercício físico são algumas das temáticas exploradas no projeto, que chegam ao público estudantil através de uma história infantil com temas musicados por Rita Redshoes e de uma peça de teatro que consiste na adaptação da narrativa do livro ao teatro.

Organização: Município da Chamusca – Produção: Betwein, Lda. Local: Cineteatro da Chamusca – Público: Público-alvo: Oferta do Município às crianças do 1.º ciclo

Apresentação do livro | O Rapaz que sorria aos toiros | 09 NOV | 15h30 | Biblioteca Municipal
Apresentação do livro “O Rapaz que Sorria aos Toiros – Uma Novela Ribatejana”, dos autores Rui Falcão de Campos (texto) e de Clara Silva de Brito (ilustrações), na Biblioteca Municipal Ruy Gomes da Silva.

O livro foi lançado, na Biblioteca Municipal de Santarém, e posteriormente em Lisboa, no Salão Nobre do Campo Pequeno.

A ação, situada entre os anos de 1927 a 1971, percorre de Norte a Sul o Ribatejo, descrevendo-se costumes da vida rural, paisagens e eventos marcantes da época e da região. As ilustrações contribuem para esse rigor descritivo e para a beleza da obra, incorporando fotografias antigas, ilustração desenhada e aguarela. Trata-se de uma obra com interesse didático, além da sua intenção recreativa de ficção literária, e adaptada a adolescentes a partir dos doze anos e a adultos.

A narrativa retrata uma multiplicidade de histórias de amor, mas também as tensões sociais da região do Ribatejo e do país em plena evolução da matriz agrária no sentido da industrialização e da concentração urbana em Lisboa e nos seus subúrbios.

Revista | “Quero ir pr’á ilha” com Carlos Areia | 23 NOV | 21h30 | Cineteatro
O novo espetáculo “Quero ir prá Ilha” é uma criação e encenação do ator Carlos Areia, que comemora 50 anos de carreira.

É uma revista e comédia musical que promete muitas gargalhadas, entretenimento e música. Com vários quadros de comédia, conflitos hilariantes, um quadro de homenagem à carreira do ator Carlos Areia – como por exemplo o famoso sketch da série de comédia “Maré Alta” da SIC, onde o ator imortalizou a frase “Quero ir prá ilha?” – entre outros quadros musicais, incluindo uma homenagem às grandes vozes do nosso Festival da Canção.

O elenco é composto pelos atores residentes da companhia, Carlos Areia, Patrícia Candoso e Rosa Bela Soares mais dois atores convidados, João Amiano e Ana Ferreira.

Organização: Município da Chamusca – Produção: Fora de Cena Produções – Local: Cineteatro da Chamusca – Duração: 120 minutos – Público-alvo: Geral – Bilhetes: €10 – Reservas no Balcão Único do Município e à venda em Ticketline.pt

Mercado de Natal | 12 a 15 DEZ
O Mercado de Natal inclui exposição de produtos locais, como artesanato, bijuteria, gastronomia, animação de rua, espetáculos para público infanto-juvenil, atuação de coros de universidade e academias seniores do concelho, e uma pista de gelo ecológica.
Funciona de 12 a 15 de Dezembro, no Jardim Joaquim Maria Cabeça, junto ao Cinteatro da Chamusca. Entradas livres (recinto, espetáculos no cineteatro e pista de gelo)

Integrados neste evento destacam-se três espetáculos:

Guarda-Nuvem | Espetáculo de Natal | 12 DEZ | 10h30 | Cineteatro
É um poema itinerante, uma imagem viva desenhada para cativar o olhar e para levar o público ao sonho de um lugar mágico na infância. Recorrendo a técnicas de clown, dança e teatro físico, três personagens deambulam debaixo de um guarda-nuvem gigante salpicado com luzes. Levam consigo música ao vivo e caracterização invernal, abrindo assim uma fresta na porta de um universo paralelo.
Num lugar remoto, onde o frio nunca acaba, vive a menina da neve, Sneguroshka, neta do Pai Natal. A sua missão é espalhar o espírito natalício em todos os lugares da terra. Mas ela é feita de gelo e evapora-se com o calor. Os Omi, duas criaturas do reino das fadas, com o seu guarda-nuvem, acompanham e protegem Sneguroshka para que esta possa levar o Natal a todo o mundo e a todas as crianças.

Organização: Município da Chamusca – Produção: Seistopeia – Local: Cineteatro da Chamusca – Público-alvo: Oferta do Município às crianças dos J.I. do concelho

Grandes Canções da Disney – Vox Angelis | Musical | 15 DEZ | 16h00 | Cineteatro
O concerto do projeto Ensemble Vox Angelis tem uma vertente pedagógica e ética, procura 1fazer uma viagem ao universo dos filmes animados de longa-metragem, desde os anos 40 – Pinóquio e Dumbo – até aos mais recentes, como, por exemplo, o Hércules e também o Rei Leão II. O concerto revisita 10 filmes da Disney e começa com uma explicação em formato multimédia da história dos desenhos animados. A Banda Sonora é interpretada ao vivo pelos músicos da Vox Angelis. É uma viagem musical e visual pelos filmes mais marcantes e uma forma de vivê-los em família, com todas as gerações incluídas. Cantor Solista e Narrador Pedro Miguel Nunes | 1ª Guitarra Solista Artur Caldeira | 2ª Guitarra Daniel Paredes | Direção Técnica Pedro Miguel Nunes | Produção Cénica / Vídeo André Miguel Godinho | Comunicação Vanda Gisela Oliveira Nunes | Organização do Espetáculo Isabel Metello Marques

Organização: Município da Chamusca – Produção: Ensemble Vox Angelis- Local: Cineteatro da Chamusca – Público-alvo: Geral – Entrada: Livre

A Meias | Teatro infantil cómico | 16 DEZ | 10h30 | Cineteatro
Desprendidos de modos e maneiras, dois amigos partem numa “brincadeira” e num “faz de conta” onde a partilha e o aconchego da entreajuda são o elo da sua amizade. Tudo partilhado, tudo ajudado, tudo solucionado ao som de uma caixa de música. É uma viagem à infância de cada um, sem preconceitos, respirando uma linguagem clown. Um espetáculo para toda a família onde o murmurinho da infância é sussurrado ao ouvido.

Organização: Município da Chamusca – Produção: Kopinxas – Local: Cineteatro da Chamusca – Público-Alvo: Oferta do Município aos alunos do 1.º ciclo do concelho

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close