Ribatejo

Francisco de Oliveira – Águas do Ribatejo: “Nunca foi tão seguro beber água da torneira em Portugal”.

A revista “Pontos de Vista” esteve à conversa com Francisco Silvestre de Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, uma entidade que é hoje um exemplo de qualidade e credibilidade no domínio do abastecimento de água e do tratamento de águas residuais. É seguro beber água da torneira? O nosso interlocutor é muito claro sobre este assunto, e garante que sim, até porque “somos talvez, um dos setores mais fiscalizados em Portugal e ainda bem que assim é”.

O “Ribatejo News” não pode ficar indiferente a esta entrevista que deverá ser lido na íntegra, pois o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, Francisco de Oliveira, faz declarações que interessam a todos nós enquanto consumidores.

A Águas do Ribatejo assume responsabilidades na área de sete municípios que serve, sendo, portanto, um importante pilar no que concerne à qualidade da água desses locais. No sentido de contextualizar o nosso leitor, como é que a Águas do Ribatejo tem vindo a perpetuar um serviço assente em pilares como a qualidade e a excelência da água?

A Águas do Ribatejo (AR) é uma empresa intermunicipal, com capital 100% público, detido pelos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. Garantir a segurança e a qualidade do abastecimento de água e do tratamento de águas residuais, com uma gestão sustentável dos recursos, são premissas fundamentais para a AR. Resultado desta preocupação é a construção de 11 Estações de Tratamento de Água e a construção e requalificação de mais de 30 ETAR e respetivos sistemas, dotando a região de uma cobertura de qualidade. Durante os primeiros 10 anos de gestão dos sistemas foram investidos mais de 130 M€. As obras e aposta em equipamentos inovadores e técnicos dotados de competências e ferramentas adequadas permitiram atingir níveis de cumprimento a rondar os 100%.

Realizamos cerca de 10 mil análises por ano em laboratório certificado e cujos resultados reportamos à Entidade Reguladora, Autoridades de Saúde, Municípios e Freguesias. Toda a informação é disponibilizada aos nossos clientes e consumidores no nosso site www.aguasdoribatejo.com.

Quando se aborda o tema da água, uma das premissas que é amplamente falada passa pela qualidade da água da torneira. É seguro beber água da torneira em Portugal?

Afirmo com total convicção que nunca foi tão seguro beber água da torneira em Portugal. Dispomos de recursos aquíferos de elevada qualidade e existe uma monitorização permanente dos sistemas.
Por outro lado, temos uma entidade reguladora atenta, exigente e rigorosa que atua de imediato em caso de alguma ameaça. Somos talvez, um dos setores mais fiscalizados em Portugal e ainda bem que assim é.

Uma Entrevista que deverá ser lida na íntegra!

https://pontosdevista.pt/2019/09/30/nunca-tao-seguro-beber-agua-da-torneira-portugal/?fbclid=IwAR1b_vxAyhUHPg8NsL1LKmnDtGLYaH6aIgeBzGuNOVrEd1-7PuqLmAYobZY

Fonte: Revista “Pontos de Vista”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close