Ambiente

Alterações Climáticas: Borboletas, a biodiversidade a voar pelos ares

Hoje, o jornal “Público” através da jornalista Claudia Carvalho Silva alerta-nos para o desaparecimento das borboletas. Um problema sério em termos de biodiversidade.

As alterações climáticas têm muitas faces e a perda de biodiversidade é “só” uma delas – as borboletas estão na linha da frente nesta batalha sem vitória à vista e servem de reflexo para os restantes insectos. Como resultado, “tem havido um aumento significativo e rápido das comunidades de borboletas europeias compostas cada vez mais por espécies associadas a temperaturas mais altas”.

Segundo Claudia Carvalho Silva, “Num relatório europeu que analisou as comunidades europeias de borboletas entre 1990 e 2009, dava-se conta de que “as borboletas não estão a acompanhar o passo das alterações climáticas”. E que, a longo prazo, é mais provável que as oscilações no número de borboletas se dêem por causa das alterações climáticas – e não devido às mudanças habituais de clima (que, de ano para ano, era ora mais frio, ora mais quente, com mais ou menos chuva), como acontecia até agora”.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close