Ambiente

Alterações Climáticas: o planeta Terra está doente e não podemos ficar indiferentes

As alterações climáticas representam uma emergência sem precedentes, diz a ONU. Nunca a destruição foi tanta e tão rápida e governos e comunidade internacional estão a falhar no combate à crise climática. De acordo com o Relatório Especial do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) já são visíveis os impactos destrutivos das alterações climáticas e as previsões não são animadoras. Limitar o aquecimento global exigirá a limitação das emissões de dióxido de carbono em todos os sectores da actividade humana.

A temperatura da Terra tem vindo a aumentar mas os últimos cinco anos foram os mais quentes desde que há registos. Julho de 2019 foi o mês mais quente de sempre. Se 2016 continua a ser o ano que registou maior variação da temperatura global, nos primeiros seis meses de 2019 a temperatura aumentou quase 1ºC.

Segundo o jornal “Público”, “Olhamos para um planeta doente e um projecto internacional para cobrir a crise climática ao longo de uma semana. A partir desta segunda-feira, este jornal português junta-se à iniciativa Covering Climate Now e traz uma série especial de reportagens na preparação para a Cimeira para a Acção Climática, convocada para 23 de Setembro”.

Quem nos explica é a jornalista de multimédia Vera Moutinho e a jornalista de sociedade Patrícia Carvalho. Vale a pena ouvir!

Aqui ao lado, bem próximo de nós, o rio Sorraia luta pela sua sobrevivência, face à invasão dos jacintos de água.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker