AmbienteCiência

Ciência: microplásticos dificultam o desenvolvimento de minhocas

Segundo um artigo publicado no jornal “Público”, os cientistas verificaram que os microplásticos provocam perda de peso nas minhocas da espécie Aporrectodea rosea.

O que acontece às minhocas quando ingerem microplásticos? De acordo com um artigo científico publicado esta quinta-feira na revista Environmental Science & Technology, os microplásticos dificultam o desenvolvimento de certas minhocas e fazem com que estas percam peso. Este é o primeiro estudo a medir os efeitos das milimétricas partículas de plástico em minhocas endogénicas, que obtém os seus nutrientes na superfície do solo, segundo os autores.

“A contaminação ambiental dos microplásticos é agora considerada uma ameaça emergente para a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas”, começam por escrever os autores no artigo. Nestas considerações iniciais, realça-se ainda que as terras de uso agrícola são conhecidas por serem um “escoadouro de microplásticos”, mas que os seus impactos ainda são pouco conhecidos. De acordo com o artigo, estima-se que as terras agrícolas europeias recebem entre 63 mil e 430 mil toneladas de microplásticos por ano. Há estudos que apontam que estas terras terão entre 700 e 4000 partículas de plástico por cada quilo de solo.

Fonte: Jornal “Público”

 

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close