Ribatejo

Ambiente: é importante participar na caminhada “Juntos pelo Sorraia”, dia 15 de Setembro

O Movimento Juntos pelo Rio Sorraia organiza uma Caminhada idealizada de modo a que os participantes possam tomar consciência do real estado em que se encontra o Rio Sorraia.

A caminhada será realizada no próximo dia 15 de setembro com concentração de participantes a partir das 8h00 no Monte do Ferrador por forma a dar início às 9h00, procurando assim evitar a exposição solar em horário menos favorável, já que a caminhada se encontra aberta a partir dos 5 anos de idade.

A caminhada foi idealizada de modo a que os participantes possam tomar consciência do real estado em que se encontra o rio Sorraia. O Abandono de uma fiscalização séria deste rio conduziu não apenas à proliferação de uma praga de jacinto-de-água sem precedentes, como ao assoreamento de algumas parcelas do rio, entre diversos outros problemas diretamente causados por ação do Homem ao longo de décadas. Deste modo, foi concebida uma caminhada fácil num total de 9 Km, num troço do rio Sorraia com cerca de 4,5km devido à impossibilidade de realizar um percurso circular ao longo de um rio.

O local de encontro será no Monte do Ferrador (Biscainho/Coruche) em frente à herdade da Torrinha. Para facilitar o seu acesso, disponibilizamos as Coordenadas Google.

38°56’28.8′′N 8°40’22.4′′W

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada na página oficial https://juntospelosorraia.pt/caminhada-juntos-pelo-sorraia-15-de-setembro/

Além da ficha de Inscrição são disponibilizadas na página oficial todas as informações relevantes de “como chegar” e quais as precauções a ter em consideração.

E porque falamos de Ambiente

E porque falamos de ambiente, porque não partilhar o seu carro? O movimento “Juntos pelo Sorraia” apela a que procurem organizar-se de modo a que os transportes possam ser partilhados. Se passar por Coruche ou Benavente, diga-nos quantos lugares tem livres no seu carro. Disponibilizaremos a página do nosso grupo para que possam combinar entre vós. Os locais de encontro para as boleias confirmadas serão a Rodoviária de Coruche e as Piscinas Municipais de Benavente.

Vamos combater a praga de jacintos de água doce, alertando para este problema ambiental
Foto: José Peixe/D.R

Movimento Juntos Pelo Sorraia

Caracterização, o que queremos, apelo!

É nesta medida que surge o movimento Juntos pelo Sorraia e a sua luta pelo renascer de um rio. São as memórias de um passado com vida que unem a comunidade na luta pelo restauro deste ecossistema que foi e poderá voltar a ser rico nas suas águas, abundante na sua fauna precioso para o regadio. Unam as vossas vozes e venham conhecer de perto a realidade que hoje assola o rio Sorraia, caminhem ao nosso lado pelas margens que outrora foram viçosas e ricas nos seus sons. Venha ver de perto tudo o que ainda pode e deve ser feito para que possamos um dia voltar a subir as suas águas.

Esta caminhada solidária é mais do que um mero passeio pelo campo é, antes de mais nada, um grito e apelo vindos diretamente da sua nascente e que desagua nas nossas mãos. Que este dia seja lembrado como o dia da tomada de consciência, sem a nossa voz o rio Sorraia morrerá, arrastando com ele não apenas fauna e flora, mas também uma importante parcela da nossa economia e subsistência.

A Nossa Motivação

O real valor da pequena molécula. H2O. A vida que escorre através de um rio.

A importância da água para a vida é um facto incontestável, mas sobejamente desrespeitado ainda que vivamos em pleno Séc. XXI. Da água depende a sobrevivência de todo um planeta. Da água dependem homens, animais e plantas, depende a agricultura e depende a economia de um país. Por cair do céu, esquecemo-nos muitas vezes do seu valor e fragilidade. O seu ciclo natural é por nós interrompido de diversas maneiras. É contaminado, é desrespeitado, é violado.

Com a simples ação de abrir uma torneira e ver o precioso líquido a correr em abundância, esquecemos as partes do planeta terra que vivem já em carência. Urge tomar medidas para defender a preciosa molécula sem a qual a nossa sobrevivência não é possível.

A Nossa Missão

Uma missão para a vida baseada em valores equilibrados.

Para conseguir protegê-la, teremos de humildemente aceitar a responsabilidade que nos cabe e apreender o devido respeito que lhe devemos. A responsabilidade de cuidar do bem que permite a nossa estadia no cantinho azul à beira galáxia estendido, não depende apenas de órgãos competentes, depende de todos nós, da nossa vigilância, da nossa intervenção, da nossa ação.

É urgente que começamos a olhar para os nossos rios com olhos de quem sente, que sejam denunciados os crimes detetados, que tenhamos todos um papel mais ativo na sua conservação e restauro. O equilíbrio de um ecossistema como o que encontramos num rio, é fundamental para mitigar ações antropogénicas como a agricultura, da qual a humanidade também depende para a sua subsistência. Sem agricultura não é possível combater as necessidades alimentares de 7.7 bilhões de humanos, mas sem água, também não possível sustentar a agricultura. Trata-se de um ciclo que não pode ser quebrado, mas que tem o dever de ser equilibrado.

Fonte: “Juntos Pelo Sorraia”

Conteúdos Multimédia:
Página Oficial: https://juntospelosorraia.pt/caminhada-juntos-pelo-sorraia-15-de-setembro/
Site Oficial: https://juntospelosorraia.pt
Facebook: https://www.facebook.com/juntospelosorraia/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSrnx7ihAoEawkSeb9zvhsg
Vídeo Divulgação Caminhada:
https://www.youtube.com/watch?v=3oNb97CG81I&t=2s

Cartaz oficial / Imagens Download: http://juntospelosorraia.pt/imprensa/caminhada-juntos-
pelo-sorraia-biscainho.png.zip

Vídeos Download: https://juntospelosorraia.pt/imprensa/caminhada.mp4.zip

__________________________________________

Contactos:
Site Oficial: https://juntospelosorraia.pt
Email: info@juntospelosorraia.pt
Tel: +351 932825204

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close