ActualidadeAmbiente

Metereologia: Temperaturas elevadas voltam à Europa

São sete os distritos de Portugal continental que vão estar sob aviso amarelo devido ao calor que se vai sentir já a partir de hoje.

Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo entre as 10h de domingo e as 21h de segunda-feira. IPMA prevê novo período de calor na Europa.

O fim-de-semana começa com calor, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso amarelo sete distritos de Portugal continental devido à previsão de tempo quente.

O aviso do IPMA abrange os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, vigorando entre as 10h de domingo e as 21h de segunda-feira. Para este período, o IPMA prevê “persistência de valores elevados de temperatura máxima”. Para este sábado, o IPMA prevê já temperaturas elevadas nalgumas regiões, com Castelo Branco já sob aviso amarelo.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com a meteorologista do IPMA Paula Leitão, a partir de segunda-feira as temperaturas começam a subir, mas também vai haver alguma instabilidade com possibilidade de aguaceiros e trovoadas nas regiões do interior. “Com a subida de temperatura na próxima semana, especialmente nas regiões do interior, o risco de incêndio vai agravar-se durante a semana”, disse.

Novo período de calor na Europa

Esta sexta-feira o IPMA anunciou ainda que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal, onde as temperaturas das regiões do interior poderão atingir 40 graus ou valores próximos.

“Durante a próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da Europa central e do Norte irão registar valores muito elevados de temperatura”, informa o IPMA num comunicado válido até à tarde de quarta-feira.

Na sequência das condições meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) divulgou na quinta-feira um aviso de aumento do risco de incêndios. “De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se (…) uma subida gradual da temperatura máxima e a diminuição da humidade relativa”, refere a ANEPC em comunicado, explicando que as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de incêndios.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker