DesportoReportagemSalvaterra de Magos

Glória do Ribatejo: um campo sintético mas os mesmos balneários desde 1975

O Sport Clube Desportos da Glória do Ribatejo foi fundado em 21 de Agosto de 1975. Desde então para cá o campo dos Carvalhos já sofreu algumas modificações. Neste momento tem um relvado sintético, mas no que diz respeito aos balneários é uma autêntica vergonha. Ainda são os mesmos dessa época. Ou seja, têm mais de 45 anos e não oferecem nenhuma segurança para os miúdos que ali praticam futebol nem para as equipas que nos visitam.

Uns balneários miseráveis e que não oferecem nenhuma segurança
Foto: J.P – D.R

«Que interessa ter um campo sintético se não existem balneários em condições! Trago o meu filho para jogar e treinar, mas sinto uma tristeza enorme por não haver ninguém que se interesse pela construção de uns balneários novos. É uma vergonha que a Glória com estes balneários!», afirmou à nossa reportagem uma mãe de um miúdo dos Sub-7 que pediu o anonimato.

O telhado é como se está a ver. De Amianto!
Foto: J.P – D.R

Aliás, as pessoas que estavam a assistir ao treino dos seus filhos ou netos e com quem falamos solicitaram para não ser identificadas. Algumas dessas pessoas até disseram o seguinte:”só presto declarações que não meteres o meu nome no jornal!”. Porque será? No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é pertinente levantar esta questão. As pessoa não querem ser identificadas com medo de represálias.

Balneários impróprios para a prática desportiva
Foto: J.P – D.R

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos continua a ser a entidade que mais gente emprega. E a maioria destas pessoas têm familiares a trabalhar na autarquia. E existe o medo deles poderem perder o emprego. Ou seja, 45 anos depois da Revolução dos Cravos as pessoas ainda têm medo de falar livremente com os jornalistas.

União e Paixão não chega para convencer os políticos que são responsáveis por esta anormalidade
Foto: J.P – D.R

Mais de 75 atletas que treinam no Campo dos Carvalhos

Neste momento o Sport Clube Desportos da Glória tem equipas de Sub. 7, Sub. 8, Sub.13 (Infantis) e a equipa dos seniores. São mais de 75 atletas que passam pelo campo dos Carvalhos, alguns dias de semana e depois nos jogos aos fins de semana.

Muitos miúdos que não têm as condições mínimas de higiene e segurança nuns balneários que são uma vergonha
Foto: J.P – D.R

A actual direcção vai terminar as suas funções no próximo dia 11 de Maio, mas o presidente da Assembleia Geral, João Batista de Oliveira (e presidente da União de Freguesias do Granho e Glória do Ribatejo) já convocou uma reunião, para dia 10 e apenas com um ponto na ordem de trabalhos: tomada de posse dos corpos gerentes para a época 2019/2010.

Muitos pais nem sabem o risco que os seus filhos correm
Foto: J.P – D.R

“É escandaloso que não exista ninguém que consiga fazer ver aos nossos políticos que não podemos continuar com estas botijas de gás encostadas aos balneários e com os esquentadores por perto e a funcionar mal. Sobre o telhado é aquilo que nós estamos a ver, amianto por todo o lado. Existe uma lei que proíbe o amianto, mas não se aplica ao Sport Clube Desportos da Glória, que continua com uns balneários terceiro mundistas”, disse um avô que estava ali com o seu neto que joga nos iniciados.

E se um destes dias acontece o pior? Quem assume as responsabilidades?
Foto: J.P – D.R

No desenrolar da conversa surgem duas perguntas interessantes por parte desse mesmo dirigente: “E se um dia acontece alguma explosão de gás ou algum miúdo morre electrocutado nos balneários? Quem é que assume essa responsabilidade?”.

As casas de banho estão neste estado
Foto: J.P – D.R

E houve um outro que não poupou o presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. “Durante a campanha eleitoral passou no clube e prometeu mundos e fundos. Depois de ter sido eleito nunca mais cá pôs os pés. E o presidente da Assembleia Municipal que é natural da Glória e jogou aqui no clube não pode fazer nada? Ou faz que não vê? Convido-o a visitar os balneários. São os mesmos do tempo em que ele jogou aqui. Um escândalo. Uma vergonha!”, afirmou um elemento da actual direcção que também não quis ser identificado. Pela mesma razão que já escrevemos anteriormente.

Eis o estado dos esquentadores no Sport Clube Desportos da Glória
Foto: J.P – D.R

Mas não é só o problema dos balneários que incomoda os dirigentes do clube gloriano. “Nós também temos que pagar água, luz e gás. Estamos cansados. Somos voluntários, mas os políticos gozam connosco”.

Não importa continuar a escrever o que as pessoas nos relataram. As fotos falam por elas mesmas.

Era bom que alguém se interessasse por resolver este problema dos balneários do Sport Clube Desportos da Glória.

Reportagem: José Peixe (texto e fotos)

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker