AmbienteRibatejo

GNR apreende 90 mil euros de meixão em Vieira de Leiria

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, anunciou esta manhã ter apreendido 12 quilos de meixão, no rio Lis, na localidade de Vieira de Leiria, concelho de Marinha Grande.

Em nota de imprensa, a GNR refere que, no âmbito de uma acção de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detectaram no rio, entre os dias 02 e 04 de Abril, 75 metros de redes de pesca, com uma malha muito fina, as quais continham os espécimes.

“Os 12 quilos de meixão apreendidos, com um valor estimado de 6.000 euros no mercado nacional, pode, no mercado final (países europeus e asiáticos), atingir o valor de 90 mil euros”, revelou ainda a GNR.

A GNR acrescentou que a “enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da mesma”.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Pelo que o Ribatejo News pôde apurar, as investigações no rio Tejo ainda não terminaram. É verdade que depois da operação que ocorreu em Valada o número de redes diminuiu, mas as autoridades (Polícia Marítima e SEPNA) fazem questão não abandonar o terreno.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close