RibatejoSociedade

Águas do Ribatejo: missão poupar água para miúdos e graúdos

Águas do Ribatejo abriu “Fábrica da Água” e sensibilizou crianças, jovens e seniores para a importância de poupar água.
A acção levada a cabo pelas Águas do Ribatejo foi muito importante
Foto: D.R

Mais de um milhar de crianças, jovens e seniores participaram nas actividades promovidas pela ÁGUAS DO RIBATEJO em parceria com a Associação de Defesa do Consumidor DECO, escolas e universidades seniores da região. Os eventos integrados nas comemorações do Dia Mundial da Água decorreram durante a segunda quinzena de Março e culminaram na passada sexta feira dia 29 de Março, em Benavente e Coruche.

A vila coruchense acolheu acções de sensibilização para a importância da água para crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho no âmbito da Semana Verde.

Centenas de crianças de todas as escolas do concelho de Coruche participaram nas actividades de sensibilização para o bom uso da água e práticas ambientais amigas do ambiente.

Insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e o jogo da água animaram os ambientalistas de palmo e meio ao longo da manha.

Os Seniores também ficaram esclarecidos como se deve poupar água
Foto: D.R

Em Benavente, alunos da Universidade Senior, que já são avós, visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale Tripeiro. A oportunidade para conhecerem todo o processo de tratamento da água desde a sua captação em furos a grande profundidade até à chegada à torneira de casa.

Impressionados com a dimensão do reservatório e com os equipamentos, os alunos de práticas ambientais e cidadania revelaram curiosidade em saber mais sobre o líquido precioso.

Uma actividade que devia ser repetida várias vezes durante o ano
Foto: D.R

As comemorações do Dia Mundial da Água incluíram ainda a participação em eventos culturais e desportivos e um conjunto de acções nas escolas profissionais e escolas básicas nos concelhos que integram a ÁGUAS DO RIBATEJO.

A AR voltou a abrir as portas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), onde são tratadas as “águas sujas” depois da utilização em casa, nas empresas e nos espaços públicos, para conhecimento dos processos de tratamento desde a recolha da água residual à devolução de água tratada aos rios das bacias hidrográficas do Tejo e Almonda.

A empresa municipal AR assegura o abastecimento de água e saneamento a 150 mil pessoas que vivem nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Torres Noas e Salvaterra de Magos.

Fonte: Águas do Ribatejo

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close