Santarém

Santarém: Ribeira do Canal recebe Projecto Reabilitar “Troço a Troço”

No âmbito do projecto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT), o Município de Santarém, em parceria com a Junta de Freguesia de Abrã, realizou, no dia 09 de Março, uma acção de reabilitação na Ribeira do Canal, afluente do rio Centeio.

Têm sido plantados nas margens da linha de água muitas árvores autóctones
Foto: D.R

Nesta reabilitação, que contou com a presença de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém e Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Abrã, a população do Canal aderiu em massa e, sob a orientação das técnicas da Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade da autarquia scalabitana, utilizou técnicas de engenharia natural que usam como elementos construtivos materiais vivos, nomeadamente, estacaria de salgueiro, faxinas, bio-rolo com plantas aquáticas e manta orgânica com sementes, permitindo acelerar o restauro ecológico e solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica das margens.

Foram ainda plantados nas margens da linha de água amieiros, salgueiros, alfarrobeiras, catapereiros, alecrins, castanheiros, loureiros e nogueiras para protecção do solo e controlo de erosão.

E os resultados deste voluntariado exemplar estão à vista na própria Ribeira do Canal
Foto: D.R

O RTT tem como objectivo primordial sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspectiva de troço a troço, restabelecendo a conectividade dos cursos de água. Sendo este um cde capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o Município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na protecção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker