CulturaVilafranca de Xira

Daniel Pereira Cristo em concerto no Ateneu Artístico Vilafranquense

No próximo dia 23 de Fevereiro, o vencedor do Prémio Carlos Paredes 2018, Daniel Pereira Cristo, subirá ao palco do Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, pelas 21h30, para um grandioso concerto com 12 músicos em palco.

Depois do enorme espectáculo na passagem de ano, no Terreiro do Paço, em Lisboa, Daniel Pereira Cristo vem a Vila Franca de Xira brindar-nos com um concerto especial que eleva a música e instrumentos de raíz a outro nível, apresentando com actualidade e contemporaneidade o orgulho na música que é genuinamente portuguesa.

Daniel Pereira Cristo foi o grande vencedor do Prémio Carlos Paredes 2018, com a sua obra “Cavaquinho Cantado”. Esta foi uma decisão unânime do júri, que considerou a obra um disco de continuidade para a valorização nacional e internacional do cavaquinho e de todo o trabalho realizado em torno deste tetracórdio por Júlio Pereira. Espera-se que a atribuição do Prémio Carlos Paredes a este trabalho seja também um contributo para que os músicos desta geração e das seguintes dêem a atenção merecida a este instrumento nacional, que para além de Portugal pode ser encontrado em diversos pontos do mundo como o Brasil, Indonésia, Cabo Verde e Hawai.

Desde muito cedo na vida de Daniel Pereira Cristo, os instrumentos tradicionais e os cordofones em particular, fazem parte da sua existência e da sua música. O seu percurso a solo começa com um desafio vindo da Galiza e com o convite de Júlio Pereira, para fazer um trabalho discográfico que aliasse o Canto com o Cavaquinho. É a partir de todas estas experiências e vivências, que surge “Cavaquinho Cantado”.

O espectáculo tem entrada livre e limitada à lotação do espaço.

Fonte: Município de Vila Franca de Xira

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close